20.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

ReÓleo e Banco de Talentos da ACIF no JA em Ação

spot_img

ReÓleo e Banco de Talentos da ACIF no JA em Ação

spot_imgspot_img

Entidade participa do projeto de inclusão social com seus programas de reciclagem de óleo de cozinha e de cadastro de currículos para vagas de emprego. Evento começa neste sábado (22), na Praça Tancredo Neves, no centro da cidade.

Com início marcado para este sábado (22), o projeto de cidadania e inclusão social JA em Ação, que vai oferecer serviços gratuitos de utilidade pública, saúde e educação para comunidades de Florianópolis, terá a participação de dois importantes programas da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), o ReÓleo e o Banco de Talentos. Quem participar do evento social vai saber mais sobre a importância da reciclagem do óleo de cozinha, além de poder trocar um litro de óleo usado por uma embalagem de sabão em pasta. Também poderá tentar uma nova colocação no mercado de trabalho, levando seu currículo para cadastro no serviço on-line criado pela ACIF, que já conta com mais de 50 oportunidades de emprego e 500 currículos inscritos. A entidade levará seus programas para cada uma das cinco etapas do projeto social, que acontecem em diferentes bairros da cidade até o dia 17 de dezembro.

Segundo Adriana Loch, diretora de Treinamento da ACIF, a participação da entidade em iniciativas sociais como essa é uma forma de levar à população as ações da Associação, que não se restringem ao empresariado. “Temos programas que podem ser aproveitados por todos, como o banco de Talentos e o ReÓleo, e mostram a preocupação da ACIF com a sociedade e com o meio-ambiente”, ressalta.

A primeira etapa do JA em Ação acontece na Praça Tancredo Neves (em frente à Assembléia Legislativa), no Centro, das 10 às 16 horas. Na seqüência, o JA em Ação segue para os bairros Monte Verde, Saco dos Limões, Cachoeira do Bom Jesus e Coqueiros (confira a programação). Para trocar o óleo de cozinha usado por sabão em pasta, os interessados devem armazenar o resíduo, em temperatura ambiente, em garrafas pet. Cada litro de óleo vale uma embalagem do produto de limpeza. Já para o cadastro no Banco de Talentos é preciso levar o currículo e o número do CPF. Atendentes da ACIF auxiliarão no processo, já indicando as vagas disponíveis de acordo com o interesse do candidato.

O projeto JA em Ação, que faz parte da campanha Amigos em Ação, é promovido pela Associação Amigos da Cidadania Catarinense (AACC) em parceria com o programa Jornal do Almoço da RBS TV, Neolabor e Ondrepsb, e tem o apoio do Fundo Social, do Tribunal de Justiça do Estado Santa Catarina e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Além dos programas da ACIF, serão oferecidos, gratuitamente, outros serviços como emissão de documentos; assistência jurídica; inscrições para o casamento coletivo e para curso de cabeleireiro; serviços de saúde e de beleza; serviços de pet shop, atendimentos da Casan, IPUF, Sebrae, Sesc, CVV, INSS, Banco do Empreendedor, entre outros; recreação infantil e várias outras atividades.

Sobre o ReÓleo

O Programa de Reciclagem de Óleo de Cozinha (ReÓleo) existe há 13 anos. Todos os meses, o programa recolhe cerca de 30 mil litros de óleo, que deixam de ser despejados diretamente no meio ambiente, preservando os mananciais. O óleo coletado é armazenado e depois segue para Curitiba, onde é reciclado pela empresa Ambiental Santos, parceira da ACIF. Além de contribuir com a preservação ambiental, os participantes do ReÓleo também podem trocar o óleo de cozinha usado por produtos de limpeza, de acordo com o volume coletado.

Em Florianópolis, o programa é parceiro de escolas, condomínios, restaurantes, postos de gasolina e hotéis, totalizando 726 pontos de coleta espalhados pela cidade. Recentemente, o ReÓleo fechou parceria com a Fundação de Meio Ambiente de Biguaçu, e agora faz coleta também no município.

Desde o início do programa, em 1998, o ReÓleo já coletou e reciclou mais de 830 mil litros de óleo de cozinha. O ReÓleo ainda promove atividades de educação ambiental – concursos e palestras – para crianças de escolas públicas de Florianópolis e Biguaçu.

Sobre o Banco de Talentos

O Banco de Talentos é uma ferramenta on-line que auxilia quem está em busca de uma colocação do mercado de trabalho e empresários que precisam preencher vagas disponíveis. A ferramenta possibilita o cadastro de currículos, o cadastro das oportunidades de emprego e o monitoramento das vagas em aberto. Já são 500 currículos profissionais e mais de 50 oportunidades de emprego cadastrados no Banco de Talentos da ACIF.

O cadastro de currículos e a visualização das vagas disponíveis são abertos para toda a comunidade. Os interessados devem criar um perfil e registrar seus dados pessoais e profissionais. Já os empresários associados à ACIF terão acesso aos perfis cadastrados no Banco de Talentos por meio de login e senha, e também cadastrarão as oportunidades de emprego.
O Banco de Talentos é constantemente atualizado. O serviço está disponível no www.acif.org.br/banco-de-talentos.

Programação JA em Ação
Sempre das 10h às 16h
22/10 – Praça Tancredo Neves, Centro (em frente à Assembléia Legislativa)
05/11 – Conselho Comunitário do Monte Verde (Rua Guaramirim, 170)
19/11 – E.E.B. Getulio Vargas, Saco dos Limões (Rua João Motta Espezim, 499)
03/12 – SERTE, Cachoeira do Bom Jesus (Rua Leonel Timóteo Pereira, 604)
17/12 – Parque de Coqueiros
Informações – (48) 3035-5100 ou (48) 9164-3373.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img