18.5 C
fpolis
terça-feira, setembro 28, 2021
cinesytem

Seminário gratuito sobre Energia Limpa em Florianópolis

spot_img

Seminário gratuito sobre Energia Limpa em Florianópolis

spot_img

O Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina – IDEAL, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e Unisul/Jelare (Joint European-Latin American Universities Renewable Energy), com apoio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e o banco de fomento alemão KfW, e patrocínio da Eletrobras Eletrosul e Centrotherm Photovoltaics AG, promovem o Seminário Energia Limpa: Conhecimento, Sustentabilidade e Integração, a ser realizado nos dias 04 e 05 de abril, no Centro de Eventos da UFSC, em Florianópolis/SC, Brasil.

O evento será focado no debate das energias alternativas na América Latina, contando com a presença de representantes de instituições nacionais e internacionais.

Data: 4 e 5 de abril
Local: Centro de eventos da UFSC, Florianópolis
Inscrições: Gratuitas

A nossa sociedade, movida por um consumismo desenfreado e insustentável, está extrapolando os limites ambientais do planeta Terra. Precisamos reinventar o modo como geramos energia, como nos alimentamos, como produzimos nossos bens, como consumimos e como nos relacionamos com o meio ambiente. Muitas soluções já existem, mas será preciso vontade e um trabalho integrado para mudar velhos paradigmas que nada coincidem com o perfil das novas gerações, que já nascem em um mundo globalizado, interativo, digital, hiper-conectado e cheio de desafios ambientais.

É com este pano de fundo que o Instituto Ideal organiza seu segundo evento, o Seminário “Conhecimento, Sustentabilidade e Integração – Idéias energéticas e ambientais para o futuro da América Latina” que tem como objetivo discutir a geração de conhecimento em inovações sustentáveis e integradoras, desenvolvendo soluções para um mundo com grandes desafios sociais e ambientais de forma ampla o suficiente para lidar com as diversidades que enriquecem nossa sociedade.

Na noite do dia 4 de abril, convidamos a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para proferir uma palestra de abertura logo após uma mesa-redonda sobre os desafios para a integração de fontes alternativas na matriz energética latina-americana. Na manhã do dia 5 de abril, representantes de diversas instituições do Mercosul irão debater as inter-relações entre conhecimento, sustentabilidade e integração.

Na tarde do dia 5, a primeira parte será dedicada a questão do lixo, explorando o que muda em nosso país com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e apresentando uma experiência bem sucedida de uma cidade do Uruguai no aproveitamento do biogás de um aterro sanitário para a geração elétrica. A segunda parte será dedicada à apresentação de projetos já em andamento ligados a uma fonte energética de potencial ainda pouco aproveitado em nosso continente: o sol. Para encerrar o evento, convidamos o vice-presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) para falar da geração eólica no Brasil.

Durante o seminário, também está previsto o lançamento da terceira edição do concurso de monografias sobre Energias Renováveis e Eficiência Energética – Eco_Lógicas.

Assim como outras atividades desenvolvidas pelo Instituto Ideal, oseminário será totalmente gratuito. Como será realizado no centro de eventos de uma universidade, terá os jovens universitários como seu principal público-alvo.
As inscrições poderão ser feitas diretamente no local do evento, a partir das 17hs.

Programação: www.institutoideal.org/docs/programacao_preliminar.pdf

spot_img
spot_img

Leia mais