16.9 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Udesc organiza congresso inédito no Sul do Brasil

spot_img

Udesc organiza congresso inédito no Sul do Brasil

spot_imgspot_img

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promove, de segunda (13) a quinta-feira (16), o 1º Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação do Sul do Brasil (CICPG). O evento, que faz parte das comemorações dos 45 anos da Universidade, terá também a 20ª edição do Seminário de Iniciação Científica da Udesc e deve reunir mais de 3 mil pessoas.

“O CICPG é um congresso inédito no Sul do Brasil, organizado pela Udesc e servirá para promover o intercâmbio de conhecimento entre os estudantes que participam de Programas de Iniciação Científica ou de Pós-Graduação e pesquisadores de instituições públicas e privadas da região”, afirma o reitor da Udesc, Sebastião Iberes Lopes Melo.

O principal tema em discussão no Congresso é “Inovação e Sustentabilidade”, que foi dividido em quatro áreas: ciências exatas e da terra, engenharias; ciências agrárias, ciências humanas, sociais aplicadas, linguística, letras e artes; e ciências biológicas; e da saúde. “Temos 1.500 trabalhos inscritos, sendo que 288 serão apresentados oralmente e outros serão expostos em pôsteres”, explica o professor Milton José Cinelli, que faz parte da comissão organizadora do Congresso.

O 1º Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação do Sul do Brasil terá discussões em mesas-redondas e palestras. A abertura do evento, que acontecerá na segunda-feira, às 19h30, contará com a presença do presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Antônio Diomário Queiroz, e do reitor da Udesc, Sebastião Iberes Lopes Melo.

Na terça-feira (14), começam as palestras. A primeira será proferida pelo astronauta Marcos Pontes sobre o tema O Programa Espacial Brasileiro. “Ele é um exemplo para os jovens brasileiros. Era de origem humilde e conseguiu se destacar no País por meio de muito estudo”, diz o professor Milton José Cinelli.

As inscrições para o Congresso, que será realizado no no Centro Sul, em Florianópolis, podem ser feitas no site http://www.cicpg2010.udesc.br. O site conta ainda com a programação completa do evento e um histórico de todos os palestrantes.

Por Jornalista Thiago Augusto

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img