24.3 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

UFSC vai participar da Semana Municipal do Livro Infantil

spot_img

UFSC vai participar da Semana Municipal do Livro Infantil

spot_imgspot_img

Entre os dias 12 e 18 de abril acontece em Florianópolis a Semana Municipal do Livro Infantil, de realização da Secretaria Municipal da Capital. Dentre os parceiros do evento, está a UFSC, que irá sediar, no dia 15 de abril, o 4° Seminário de Literatura Infantil e Juvenil: “A leitura literária e a formação de leitores e mediadores de leitura”, que acontece no auditório do Centro de Ciências da Educação (CED) . No evento, a professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Glória Kirinus, fará a palestra “Quando os poetas pensam a Educação”, às 9h. O Seminário contemplará também a apresentação do Projeto Clube da Leitura: a gente catarinense em foco, da Secretaria de Educação de Florianópolis, às 14h.

Duranteo toda a Semana Municipal do Livro estão previstos lançamentos de obras, varal literário, diversas oficinas, espetáculos musicais e de contação de histórias, além de teatro.

O evento foi instituído em 2010, pela lei 8.125, para ser realizado na semana que abranger o dia 18 de abril, Dia Nacional do Livro e Dia do Nascimento do Escritor Monteiro Lobato. As escolas básicas e desdobradas da rede municipal de ensino estarão recebendo espetáculos promovidos pelo SESC. Um exemplo é o “Baú de histórias infantis”, formado por pequenos contos, histórias e poemas intercalados com músicas. Outra atração será “Estórias do meu planetinha”, que contempla contos com reflexões sobre o cuidado com o meio ambiente e o futuro dos seres vivos. No SESC Prainha haverá várias apresentações artístico-culturais pela manhã e à tarde, com entrada gratuita para as unidades educativas.

A Praça XV de Novembro será palco de um varal literário com poemas e crônicas. Os textos serão produzidos por crianças, adolescentes e profissionais das unidades educativas do município. Haverá também um varal literário na região do continente, promovido pela Biblioteca Pública Municipal Barreiros Filho, com produções das crianças que participarem das atividades no local durante a Semana.

Frankolino

Mesclando teatro de animação, contação de história e música, o espetáculo Causos do Frankolino entrelaça realidade e ficção para levar ao público histórias do imaginário popular relacionadas às crenças e costumes da herança cultural açoriana.

Durante a Semana do Livro, o espetáculo, baseado nas pesquisas do professor e folclorista Franklin Cascaes, será apresentado gratuitamente no Terminal de Integração do Centro (Ticen) e na Praça XV de Novembro. A promoção é da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. A narrativa é conduzida pelo boneco Frankolino, manipulado pela atriz e arte-educadora Andréa Rihl, e conta com apoio da atriz e musicista Carina Scheibe, do grupo de teatro Jabuti de Florianópolis.

Barca dos Livros

Na Lagoa da Conceição, a Biblioteca Barca dos livros receberá estudantes para sessões de leitura e narração de histórias. No local haverá ainda Oficina de Soldadinho de Papel e grupos de conversação em inglês, francês, espanhol, italiano, e alemão.

Calçada da Criança

Ao lado Catedral Metropolitana, a Rua Padre Miguelinho será transformada na Calçada da Criança, no dia 14 de abril, à tarde. Neste espaço lúdico haverá oficina de montagem de personagens em argila, a partir da obra

Brincadeiras

Infantis na Ilha de Santa Catarina, da escritora Telma Piacentini.

Lançamento de livros

Na Câmara Municipal de Vereadores serão lançados dois livros. “É Tempo de Pão por Deus”, de Eliane Debus, marcado para o dia 14 de abril. Com tradução de Tabajara Ruas e ilustração de Jandira Lorenz, no dia 18 de abril, será relançado “O Perseverante Soldadinho de Chumbo”, de Hans Christian Andersen.

Oficinas

O Núcleo de Tecnologia Municipal, ligado á Secretaria de Educação, estará realizando três oficinas para educadores de todas as redes de ensino. Uma delas é sobre Histórias em Quadrinhos e outra a respeito de Radionovela com base na literatura infantil. A terceira oficina é de Brinquedos Óticos. As inscrições devem ser feitas pelo telefone 2106-5909 ou pelo endereço eletrônico: .

A Biblioteca Central da SME também realizará oficina de Contação de Histórias, com 25 vagas para bibliotecários, professores, auxiliares de ensino e auxiliares de sala. As Inscrições pelo telefone 2106-5907.

Na Biblioteca Municipal Barreiros Filho, no Bairro de Fátima, ocorrerá diversas atividades: exposição de livros e fotos, contação de histórias, varal literário, cinemateca, confecção de livros e teatro de fantoches.

O SESC de Santa Catarina é correalizador do evento. São parceiros da iniciativa a Fundação Franklin Cascaes, Barca dos Livros, Universidade Federal de Santa Catarina, Biblioteca Municipal Barreiros Filhos e unidades educativas.

Mais informações: Heliete S. Millack (Coordenadora da Semana Municipal do Livro): 2106-5911 e 9118-3923 ou napágina do evento.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img