24.3 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Vestibular UFSC 2011: provas seguem até esta terça-feira

spot_img

Vestibular UFSC 2011: provas seguem até esta terça-feira

spot_imgspot_img

A UFSC realiza até esta terça-feira, 21 de dezembro, seu Vestibular 2011. Nesta segunda-feira à tarde os candidatos respondem as questões de história, geografia, física e química. Na terça, último dia do concurso, serão realizadas as provas de redação e respondidas as quatro questões discursivas.

A redação será avaliada em uma escala de zero a 15, a partir de critérios como adequação ao tema proposto, vocabulário, coerência e coesão, além de nível de informação e de argumentação. Para ser classificado o candidato deve obter pelo menos 4,50 pontos.

As quatro questões discursivas serão pontuadas de zero a 2,50 cada uma, com respostas avaliadas quanto ao domínio do conteúdo, capacidade de expressar-se com clareza, de organizar ideias, de síntese, nível de informação e de argumentação, capacidade de interpretar dados e fatos, de estabelecer relações e correlação com fatos do cotidiano e da atualidade. Para ser classificado o vestibulando não pode zerar no conjunto das quatro discursivas.
O concurso acontece entre 14 e 18 horas, com fechamento de portões a partir de 13h45min, em 13 cidades de Santa Catarina: Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages e Tubarão.

Os gabaritos da provas serão disponibilizados na quarta-feira pela manhã, no site www.vestibular2011.ufsc.br. Os candidatos concorrem a 5.881vagas em 83 graduações e habilitações, nos campi de Florianópolis, Joinville, Curitibanos e Araranguá. O Vestibular UFSC 2011 teve em seu primeiro dia um índice de abstenção de 14.94%, o que significa que 5.218 candidatos não fizeram as provas.
Como ocorreu no ano passado, a UFSC adota a nota da prova objetiva do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como percentual de 20% no Vestibular 2011. Contudo, caso a composição com o conceito do Enem prejudique o candidato, prevalecerá a nota do vestibular.

Permanece também o Programa de Ações afirmativas, que reserva 20% das vagas de cada curso para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental e médio em instituições públicas de ensino. Além disso, 10% serão destinadas para candidatos autodeclarados negros, que tenham também cursado integralmente o ensino fundamental e médio em instituições públicas.

Caso não sejam preenchidas dentro desse requisito, as vagas destinadas a candidatos autodeclarados negros poderão ser preenchidas por estudantes que tiveram outra trajetória acadêmica. Oito vagas serão destinadas para candidatos autodeclarados indígenas.

Divulgação do resultado e matrículas

Os classificados para os primeiro e segundo semestres letivos de 2011 farão matrículas nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2011, nos respectivos campi, exceto os candidatos classificados para o curso de Engenharia de Materiais, que deverão efetuaresse procedimento nos dias 27 e 28 de janeiro. Orientações sobre a documentação e as normas serão publicadas no site www.vestibular2011.ufsc.br, após a divulgação da relação dos candidatos classificados.

A previsão da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) é de que a lista seja disponibilizada no final de janeiro, após a publicação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img