The Beatles Abbey Road desembarca em Florianópolis no dia 16 de abrill, para um super show no Teatro Pedro Ivo.
Mais uma Banda de Beatles Cover? Até pode ser, afinal elas existem aos montes por aí, e algumas são realmente muito boas. Mas agora você vai entender como e porque o grupo ABBEY ROAD consegue se destacar, recriando a atmosfera da época com seus terninhos de tecido inglês, instrumentos raros e, principalmente, competência musical.
Não foi por acaso que a cidade natal dos rapazes ingleses se rendeu ao talento dos rapazes de São Paulo. Mas essa já é uma outra história que o AABEY ROAD vai contar. O sonho pode ter acabado, mas a Beatlemania não tem fim.
Em algum lugar do presente, você ainda pode curtir o passado.
Desde que foi montado, no final dos anos 80, o grupo ABBEY ROAD nunca deixou de chamar a atenção da imprensa, pelo cuidadoso trabalho que desenvolve recriando o clima dos tempos de beatlemania. São mais de 15 anos sendo notícias em jornais, revistas e TV. Basta aparecer uma data que lembre o quarteto de Liverpool para que os jornalistas coram atrás da banda entrevistas e reportagens especiais.
O que começou em 1981, com um simples encontro de beatlemaniacos e a apresentação de apenas cinco bandas na cidade natal dos Beatles, Liverpool, virou um mega-festival de grupos cover de Johon, Paul, George e Ringo: a Internacional Beatle Week.
Especialmente convidados pela organização do Beatle Week, a banda ABBEY ROAD fez um roteiro bem diferente dos outros 400 grupos inscritos. Assim que o avião pousou em solo inglês, os paulistanos foram levados direto para Londres com uma missão: abrir oficialmente o festival internacional com uma apresentação fechada para a imprensa dentro dos estúdios EMI-Abbey Road, onde os próprios Beatles gravaram vários discos. Onde também o ABBEY ROAD acabou gravando o show de abertura que virou um CD ao vivo, cedido como cortesia da casa.
Depois foi só cumprir a agenda, a mini-turnê inglesa dos rapazes de São Paulo terminou como começou, em grande estilo: quase 100 mil pessoas pararam o trânsito na Victória Street para assistir ao último show do ABBEY ROAD. Ao todo foram 11 apresentações na Inglaterra. E não é exagero algum dizer aqui que os brasileiros conquistaram, além do respeito das outras bandas que participaram da festa, o carinho do povo de Liverpool e muitos fãs de todos os cantos do mundo.
O quarteto ABBEY ROAD é formado por: Thiago Artuzo, Sandro Peretto, Chris Salvatori e Maury D’Ambrózio, e se o produtor musical George Martin era o “quinto Beatle”, o nosso maestro pode ser considerado o “quinto ABBEY ROAD”. Ele não aparece muito, fica ali no canto do palco, meio que escondido atrás dos teclados. Mas esse professor de música e maestro responsável pela massa sonora produzida pela banda durante as fases mais elaboradas do show. Todas as viagens criadas em Studio pelos Beatles, o mesmo reproduz ao vivo.
O equipamento do grupo é um caso à parte. Uma coisa é, como se diz no meio da música, “tirar” nota por nota das canções, ser fiel aos acordes e arranjos. Mais daí a executar os clássicos dos Beatles com os mesmos instrumentos usados pelos Beatles é um triunfo do ABBEY ROAD. Você já ouviu falar em Gretsch, Rickembacker, Epiphone, Fender e Gibson? Pois sabia que eram guitarras usadas por John e George. Dessas, o ABBEY ROAD tem nada menos do que 13 modelos diferentes. Na seção acústica, são 3 violões: um Martin, um Gibson e outro Epiphone. Some a isto três contra-baixos das marcas Hofner, Fender e Rickembacker, os mesmos usados por Paul, John e George. Agora, plugue todo este aparato nos raríssimos amplificadores VOX. Sim, as baterias usadas por Ringo também estão no set up do grupo: uma Luduvig Black Oyster e outra Luduvig Hollywood Natural. São mais de 20 instrumentos da época, todos originais. Está ai a mais pura sonoridade que se pode conseguir quando o assunto é Beatles.
O show básico do ABBEY ROAD é dividido em três fases: a primeira com os famosos terninhos usados nos tempos de Ed Sullivan Show, a segunda com o extravagante figurino da capa do disco Sgt. Peppers e, a terceira, já mais hippie, com os cabelos compridos de John, e os coletinhos de Paul, os Jeans de George e as camisas Flower-power de Ringo.
Para cada época, um visual, instrumentos e trilha sonora diferentes. São mais de 30 músicas em quase duas horas do melhor do Beatles.
ABBEY ROAD THE BEATLES em Florianópolis
16 de Abril – Teatro Gov. Pedro Ivo
Dia da semana: Sexta Feira – Horário: 21h
Valor do Ingresso: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia entrada) – Já a venda nas Bilheterias dos Teatros:
Gov. Pedro Ivo, CIC e TAC