15.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

A história de Florianópolis contada em 32 páginas

spot_img

A história de Florianópolis contada em 32 páginas

spot_imgspot_img

Livro “Florianópolis – a capital em uma ilha” será lançado na próxima terça-feira na Livrarias Catarinense

Destinado ao público infanto-juvenil, o livro Florianópolis – a capital em uma ilha apresenta a história da cidade que é considerada uma das mais belas do Brasil. Escrita por Cristina Santos e com ilustrações de Alexandre Viana, a obra será lançada no dia 5 de julho, a partir das 19h30, na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping. A autora e o ilustrador estarão presentes no evento e participarão de uma sessão de autógrafos.

O enredo traz a capital catarinense como protagonista, contando a sua história desde os tempos em que era chamada pelo nome de Meiembipe – herança dos antigos habitantes Guaranis. A autora usa a narrativa para explicar como se deram as primeiras tentativas de colonização e os motivos da demora no processo de crescimento da cidade.

Cristina também descreve a importância da chegada das famílias açorianas em meados do século XVIII, quando as primeiras atividades econômicas se firmaram na ilha. Nesse momento também surgiram o traçado das ruas do centro e das primeiras freguesias. A construção da ponte Hercílio Luz também é mostrada como um importante marco histórico, se tornando um importante símbolo de crescimento para Florianópolis.

Para uma melhor compreensão da história, alguns personagens foram criados para contextualizar a obra historicamente, explicando a origem de monumentos históricos e manifestações artísticas/culturais.

Florianópolis – a capital em uma ilha, faz parte da coleção Nossa Capital, da Cortez Editora.

Sobre a autora

Cristina Santos e bióloga, cresceu em Niterói e mora em Florianópolis desde 1997. É co-autora do livro A Mata Atlântica na Ilha de Santa Catarina, uma experiência que a fez descobrir e conhecer melhor a paisagem natural da capital catarinense, que ainda apresenta grande diversidade de fauna e flora.

Pela Cortez Editora publicou os livros infantis Cada macaco com seu filhote, selecionado pelo MEC para o PNLD 2010, O que dizem os animais e A Vida secreta das formigas.

Sobre o ilustrador

Alexandre Viana é natural de Florianópolis, arquiteto de formação, mergulhador por profissão, e exerce pela primeira vez, no livro Florianópolis – a capital em uma ilha, a função de ilustrador.

Para encarar esse desafio, Alexandre se inspirou nas obras de Jean-Baptiste Debret, Charles Landseer, Joseph Brüggemann, Louis de Choris, Eduardo Dias, Aldo Beck e Victor Meirelles de Lima, entre outros que tão bem retrataram a antiga Desterro.

Entre as fontes consultadas para melhor reproduzir o cotidiano do passado da ilha, estão as obras Nossa Senhora do Desterro, de Oswaldo Cabral, A Casa da Câmara e Cadeia, de Sara Regina Poyares, Florianópolis Memória Urbana, de Eliane Veras da Veiga e Desterro, Ilha de Santa Catarina, de Gilberto Gerlach.

Sobre o evento

O lançamento do livro Florianópolis – a capital em uma ilha (Cortez Editora, 32 pág., R$ 22), e sessão de autógrafos com a autora Cristina Santos e o ilustrador Alexandre Viana, será na próxima terça-feira, dia 5, a partir das 19h30, na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping, Rua Bocaiúva, nº 2468, piso Joaquina, em Florianópolis. Mais informações pelo telefone (48) 3271.6030.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img