22.2 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Abertura da Exposição Lado a Lado no Memorial Meyer Filho

spot_img

Abertura da Exposição Lado a Lado no Memorial Meyer Filho

spot_imgspot_img

O Memorial Meyer Filho, dia 31 de janeiro, nesta terça-feira, às 19h,promoverá a abertura da primeira exposição de 2012. “Lado a Lado”, mostra individual da joinvillense Linda Poll, com curadoria de Franzoi, analisa as possibilidades de coabitação do indivíduo e do objeto, explora suas características pessoais e de personalidade. O tema da obra é baseado no livro de nome “Como viver junto” de Roland Barthes, que tem como conteúdo os cursos e seminários proferidos pelo autor no College de France na década de 70. Serão apresentados 10 objetos e 5 instalações contendo desenho, pintura e gravura.

“entre memórias e silêncios”

Franzoi, curador.

Linda, ao se apropriar dos escritos de Roland Barthes contidos na obra Viver Juntos, busca na memória emotiva sua razão poética. Navega no espaço-tempo por meio de imagens que rondam, que se buscam em nós, por vezes durante uma vida toda, e freqüentemente só se cristalizam através da palavra. Cria então uma fantasia – a volta do desejo segundo Barthes – que a leva a exploração por diferentes bocados do saber. Uma pesquisa constante do silêncio do ser humano no mundo contemporâneo.

Seus objetos provocam simulações e nos permitem viajar por várias línguas, porque há vários desejos. E o desejo busca palavras. Ele as toma onde as encontra; e depois, as palavras geram desejos; e ainda depois, as palavras impedem o desejo. Essa colcha de retalhos, que é a língua, encontramos em suas palavras-imagens de uma forma transcendental e onírica.

Em lado a lado a artista nos faz mergulhar num mundo de fantasia, desejos, simulações e silêncios do tempo por meio de uma violência sofrida pelo pensamento. Será esse mundo individual, coletivo, ou individual-coletivo? A resposta está em cada um de nós. Basta imergir no seu próprio Ser – no seu mar de lembranças.


Linda Poll é artista plástica, pesquisadora e professora. Reside em Joinville, onde é Coordenadora do Museu Casa Fritz Alt e participa dos projetos da AAPLAJ. Desenvolve atividade como artista plástica desde 1975, com exposições, pesquisa de linguagens, ensino da arte e projetos educacionais. Residiu em Brasília de 2007 a 2009 ministrando aula na ESANC disciplina de História da Arte e Projeto I e II. Hoje está concluindo Doutorado (UPAP). Foi membro do Conselho Estadual de Cultura ( Florianópolis 98/2002 ) e, desde 1985 é menbro da diretoria da AAPLAJ(Assoc. de Artistas de Joinville). Foi diretora da Casa da Cultura ( Joinville 97/2000 ), integrante do Grupo Performance Papirus (Joinville 88/2004). Realizou 25 exposições Individuais e participou em mais de 60 Salões Seletivos. Recebeu 16 prêmios, destacando: V Salão de Arte Itajaí/94, II Competicion Sculpture St., Blasien Germany/96, IV Salão Victor Meireles/96 (Florianópolis), VII Salão Nacional Elke Hering/2005 (Blumenau). É Professora de Estética, Semiótica e História da Arte na UTESC Joinville/SC (Desenho Industrial). Criou a Escola Casa das Artes, (Joinville/1995/2004) titular do curso de pintura e escultura, orientando alguns artistas hoje atuantes.


O quê: LADO A LADO, exposição da artista Linda Poll, com curadoria de Franzoi.

Abertura: 31 de janeiro de 2012 às 19h

Onde: Memorial Meyer Filho. Praça XV de Novembro, 180, Florianópolis.

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, até 28 de fevereiro.

Quanto: gratuito.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img