20.6 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Ação Lixo Zero de Jurerê Internacional acontece nesta sexta-feira (3)

spot_img

Ação Lixo Zero de Jurerê Internacional acontece nesta sexta-feira (3)

spot_imgspot_img

Mutirão de limpeza na praia promovido por voluntários é aberto à população e visa conscientizar sobre a importância da correta destinação de resíduos

Nesta sexta-feira (3), das 8h30min às 10h30min, acontece a terceira edição da “Ação Lixo Zero Jurerê Internacional”, que visa sensibilizar a população sobre os problemas causados pelo descarte de resíduos na vegetação da praia. O projeto é promovido por voluntários do Grupo Habitasul e conta com a participação da comunidade, moradores e público em geral. Basta levar luvas, fazer uso de máscara e manter o distanciamento. A saída acontece na praia, em frente ao IL Campanario Villaggio Resort.

“Nosso intuito é alertar as pessoas para o excesso de lixo deixado na praia e que, durante as fortes chuvas ou marés altas, pode ir para o mar e afetar a vida marinha”, explica a Coordenadora de Sustentabilidade de Jurerê Internacional, Salete Pereira.

Nas duas edições passadas foram recolhidos mais de meia tonelada de entulhos e três metros cúbicos de resíduos volumosos. O que mais chamou a atenção foi o tipo de lixo encontrado, como caixas de isopor, fogão industrial, freezer, restos de barracas, mesas plásticas e uma enorme quantidade de garrafas de vidro, entre outros.

No dia 27 setembro ocorrerá a quarta edição do projeto, que fará parte da programação da Semana ODS na Prática, promovida pelo Movimento Nacional dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU) em SC, da qual a Habitasul é signatária. A ação se repetirá ainda em 29 de outubro e 26 de novembro.

Sobre a Campanha Lixo Zero Jurerê Internacional – A Campanha Lixo Zero, que acontece várias vezes por ano, visa conscientizar o público sobre a necessidade de mudança de comportamento. A ideia é estimular práticas como: fazer uso de lixeiras, não depositar resíduos ou entulhos na vegetação, acessar a praia pelas 19 passarelas ao longo do Passeio dos Namorados e comprar apenas de ambulantes credenciados pela prefeitura (que são orientados sobre a destinação correta do lixo).

Outras práticas ambientais – As práticas de preservação ambiental em Jurerê Internacional ocorrem o ano todo, com o acompanhamento permanente da regeneração da vegetação da orla e a restauração da fauna local.  Além disso, a Habitasul em parceria com a Comcap, ACIF/Wee e o Sistema de Água e Esgotos (SAE), disponibiliza Pontos de Entregas Voluntárias (PEV’s) para resíduos como óleo de cozinha, vidros, eletroeletrônicos e medicamentos vencidos. Já o Jurerê Open Shopping faz parte de um projeto piloto da Comcap para coleta do resíduo orgânico.

Obs. Para o Lixo Zero foi necessária a emissão de Licença Ambiental, concedida pela Floram, sob o nº 080/2020.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img