28 C
fpolis
terça-feira, novembro 30, 2021
cinesytem

Acervo do Museu de Arte de Santa Catarina é disponibilizado na íntegra na Internet

spot_img

Acervo do Museu de Arte de Santa Catarina é disponibilizado na íntegra na Internet

spot_img

As cerca de 1,8 mil obras que compõem o rico acervo do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) podem ser acessadas de qualquer lugar do mundo por meio do Acervo On-line. No endereço, admiradores das artes podem navegar entre as obras, fazendo buscas por nome do artista, título da obra ou técnica usada na elaboração do trabalho.

A arte catarinense está representada, entre outros, por obras de Eduardo Dias, Malinverni Filho, Martinho de Haro, Hassis, Eli Heil, Rodrigo de Haro, Elke Hering, Rubens Oestroem, Luiz Henrique Schwanke, Juarez Machado, formando uma verdadeira retrospectiva da arte de Santa Catarina.

Na coleção nacional, figuram nomes como Di Cavalcanti, Cândido Portinari, Djanira, Emeric Marcier, Alfredo Volpi, Tarsila do Amaral, Guignard, José Pancetti, Carlos Scliar, Iberê Camargo, Tomie Ohtake, Aldo Bonadei, Mário Zanini, Lula Cardoso Ayres, Frans Krajcberg, Antonio Maia, Marcelo Grassmann, Fayga Ostrower, Antonio Henrique Amaral, Lívio Abramo.

Sobre o Masc

A formação do acervo do Museu de Arte de Santa Catarina teve início com a “Exposição de Arte Contemporânea”, trazida a Florianópolis em 1948 pelo escritor carioca Marques Rebelo. A mostra, que na época repercutiu na cidade, foi apresentada no Grupo Escolar Modelo Dias Velho, hoje Escola Básica Antonieta de Barros, no Centro da cidade, deixando, na oportunidade, importantes doações por parte do próprio escritor, de artistas participantes e aquisições oficiais.

A ideia do escritor era que a exposição frutificasse em museu e, juntamente, com o apoio de um grupo de intelectuais de Florianópolis, conhecido por Grupo Sul, essa intenção deu certo: no dia 18 de março de 1949, por meio de Decreto Estadual, foi criado o então Museu de Arte Moderna de Florianópolis (MAMF), atual Museu de Arte de Santa Catarina (Masc).

spot_img
spot_img