21.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Casan começa obra estratégica para abastecimento de água de Florianópolis e região

spot_img

Casan começa obra estratégica para abastecimento de água de Florianópolis e região

spot_imgspot_img

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) informou nesta quarta-feira, 9, que deu início às obras de ampliação da Estação de Tratamento de Morro dos Quadros, localizada em Palhoça, que faz parte do Sistema Integrado de Abastecimento da Grande Florianópolis.

Com investimento de R$ 13,8 milhões, parceria com o Governo Federal via PAC 2 e financiamento da Caixa Econômica Federal, as obras incluem a implantação do floco decantador e de um sistema de tratamento de efluentes.

Com as melhorias, será ampliada a capacidade de tratamento de água em até 50% passando dos atuais dois mil litros por segundo (l/s) para três mil l/s, além de garantir a qualidade e a quantidade da água, com a redução da turbidez em períodos de chuvas intensas.

A obra vai garantir a produção e a regularização do abastecimento de água na região da Capital em qualquer época do ano, sobretudo na alta temporada de verão, quando o consumo é maior, segundo o superintendente da Casan na região Metropolitana, Carlos Alberto Coutinho.

Novas adutoras

Coutinho informa ainda que a melhoria total do sistema ocorrerá com outra obra complementar: a implantação de duas novas adutoras para condução da água tratada.

Uma será para reforçar o abastecimento da Região Metropolitana. É o chamado terceiro trecho da adutora de 1.200 mm que vai do trevo de Forquilhinhas até o Bairro de Capoeiras, no Continente. A outra, de 600 mm, vai atender a região do Itacorubi, Pantanal, Córrego Grande, Saco Grande II e Norte da Ilha, áreas que tiveram grande crescimento populacional nos últimos anos.

O investimento total será de R$ 39 milhões e, no caso, das adutoras, o projeto já foi aprovado e aguarda apenas liberação dos recursos por parte da Caixa Econômica Federal para que as obras sejam licitadas.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img