20.6 C
fpolis
quinta-feira, setembro 23, 2021
cinesytem

Acesso a computadores e redes sem fio da Udesc será facilitado a partir de 2015

spot_img

Acesso a computadores e redes sem fio da Udesc será facilitado a partir de 2015

spot_img

 A partir de 2015, professores, técnicos e alunos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) poderão acessar computadores e redes sem fio da Reitoria ou de qualquer centro de ensino com um único usuário e senha. Hoje, esse acesso é possível somente na unidade de origem. As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado. 

Pelo Portal ID, os usuários já podem alterar ou recuperar a senha, passo necessário para integração ao novo sistema. A identificação será utilizada gradativamente em todos os sistemas corporativos da universidade.

O serviço de mobilidade acadêmica é resultado de um trabalho conjunto daSecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) e das coordenadorias de Informática dos centros.

Para os alunos, no primeiro acesso ao portal, é preciso recuperar a senha, clicando no link "Esqueci minha senha". Após o preenchimento dos dados, será enviado um e-mail para o endereço cadastrado no Siga ou no Sigma, com orientações para a obtenção da nova senha. Já para os servidores da universidade, no primeiro acesso, basta utilizar a mesma senha do Expresso Udesc.

De acordo com a Setic, tanto servidores como alunos devem entrar no Portal ID para atualizar as senhas e os dados pessoais. Durante o processo de migração em cada centro de ensino, será feito um novo alerta aos usuários para que realizem o procedimento.

Migração exige backup de arquivos

Para possibilitar a mudança, os computadores dos centros começarão a ser associados gradativamente ao novo sistema a partir de 2015.

A Setic recomenda que os usuários façam um backup [cópia de segurança] de arquivos pessoais que estão salvos nos discos rígidos dos computadores, copiando-os para um pen-drive, disco externo ou pastas na rede.

O backup é necessário porque, uma vez migrados para o novo sistema, os computadores não terão mais acesso ao antigo perfil, que inclui os arquivos e pastas locais gravados no disco rígido do próprio computador.

Com o backup, basta copiá-los novamente para a máquina após a migração. Arquivos salvos na rede serão migrados automaticamente.

A Setic e as coordenadorias de Informática nunca precisarão de senhas pessoais para qualquer tipo de operação. A senha é criptografada no sistema e de conhecimento somente do usuário (pessoal e intransferível).

Acesso a portal de periódicos foi avanço

Neste ano, a Udesc disponibilizou o acesso de servidores e alunos ao portal de periódicos da Capes, através da Comunidade Acadêmica Federada (Cafe).

A biblioteca virtual conta com acervo de 15 mil títulos científicos nacionais e internacionais, 126 bases referenciais, seis bases dedicadas exclusivamente a patentes, assim como livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

Além do acesso livre ao portal, a integração com a CAFe permite, por exemplo, que um estudante entre em uma rede de internet sem fio de outra instituição de ensino associada à comunidade com o login e a senha da Udesc.

spot_img
spot_img

Leia mais