15.8 C
fpolis
domingo, julho 3, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

ACIF assina protocolo para criação de câmaras de conciliação em Florianópolis

ACIF assina protocolo para criação de câmaras de conciliação em Florianópolis

spot_imgspot_img

A instalação de postos avançados de conciliação extraprocessual na capital catarinense, prevista para os próximos meses, deverá reduzir custos e tempo, em especial para micro e pequenos empresários. O protocolo de intenções foi assinado no dia 26 de janeiro pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC), Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), Federação das Associações Comerciais de Santa Catarina (Facisc) e o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae/SC).

O objetivo principal do projeto é anular os desgastes gerados por litígios em fase pré-processual. O documento prevê a implantação das câmaras de conciliação para empresas dentro das cinco regionais da ACIF – Continental, Sul, Lagoa da Conceição, Ingleses e Canasvieiras –, além da Matriz, no Centro.

“Esta alternativa facilitará o acesso dos empresários a justiça, além de reduzir gastos e agilizar os processos judiciais que em geral se arrastam por um longo tempo”, afirma o vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), Doreni Caramori Júnior, que participou do encontro.

Após a assinatura do protocolo, o próximo passo será a constituição de um grupo de estudos com a participação das entidades envolvidas no convênio. A expectativa é de que, dentro de seis meses, o projeto inicie os primeiros atendimentos. “Este é mais um passo na consolidação da conciliação como meio alternativo de resolução de conflitos em Santa Catarina”, frisou o presidente do TJ, desembargador Francisco Oliveira Filho.

Para Caramori, tanto o Judiciário como o associativismo empresarial catarinense possuem índices de excelência reconhecidos em todo o País, o que gera uma expectativa positiva sobre os resultados da criação e instalação de unidades avançadas de atendimento judiciário nas associações comerciais.

spot_img