20.8 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Capital tem inflação de 0,57% em janeiro

spot_img

Capital tem inflação de 0,57% em janeiro

spot_imgspot_img

Aumento do transporte coletivo impactou IPC do Itag/Acif

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Capital em janeiro foi 0,57%, segundo pesquisa mensal realizada pelo Instituto Técnico de Administração e Gerência (Itag/Udesc) e divulgado pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF). O grupo Serviços Públicos e de Utilidade Pública foi que apresentou maior aumento (4,8%), influenciado pelo reajuste de 7,03% no valor das passagens do transporte urbano. A segunda maior alta foi a dos Produtos não Alimentares (3,19%), seguida pelo grupo Outros Serviços (1,8%). “Em contrapartida, a alimentação teve uma deflação de 0,30%, motivada principalmente pela redução de 5,26% nos preços dos hortifrutigranjeiros”, explica o coordenador da pesquisa, Hercílio Fernandes Neto.

Nos Produtos não Alimentares, as maiores altas foram verificadas nos artigos de limpeza (10,74%), combustível (4,36%), móveis (3,14%) e medicamentos (1,83%). Em relação aos Outros Serviços, as mensalidades escolares foram reajustados em 9,73% e os aluguéis, em 3,34%.

O IPC reflete a variação de preços incidentes sobre os orçamentos de famílias com rendimentos de um a 20 salários mínimos, e foi calculado com base na comparação de preços de 319 itens, coletado no período compreendido entre os dias 3 e 31 de janeiro.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img