21.9 C
fpolis
sábado, março 2, 2024

Acontece no Emporium Bocaiúva

spot_img

Acontece no Emporium Bocaiúva

spot_imgspot_img

Emporium Jazz – Sábado (06/06), a partir das 12 horas

Como diz o ditado: “o bom filho a casa torna”. Esse é o caso de muitos convidados que abrilhantam os nossos encontros dos sábados, nos últimos anos. Chefes de cozinha, gourmets, cozinheiros, enfim os que adoram gastronomia e dominam o forno e fogão, no Emporium Jazz encontram espaço para mostrar suas habilidades culinárias. Da mesma forma ocorre com os convidados para assessorar nas degustações, são enólogos, sommeliers, enófilos, conhecedores do mundo do vinho, que participam do evento com suas dicas e sugestões.

Esta semana, quem retorna a casa para assinar a culinária é Paulinho Rosatto, da Mercearia Fatto a Mano, que participou do Emporium Jazz na temporada de 2008. Teremos também, a presença de Flávio Bin, da Porto a Porto, no comando da degustação e a música, ficará a cargo do trio: Murillo Valente, Dj Junior Antonini e Luana Laus.

Participe, esta será mais uma tarde imperdível!

Paulo Rosatto vai administrar a cozinha gourmet do Emporium Jazz apresentando suas receitas de sucesso. Paulinho é proprietário da badalada Mercearia Fatto a Mano, durante a tarde promete aguçar o paladar dos freqüentadores do evento.

O carioca radicado há 19 anos em Florianópolis é descendente de italianos e desde cedo aprendeu a gostar e fazer pratos desta culinária. Com formação em decoração e administração, cursos que lhe ajudaram na vida profissional. Durante alguns anos produziu tapetes e posteriormente, objetos de decoração variados. Com algumas passagens pela área gastronômica, há 2 anos e meio possui um restaurante na Lagoa “Mercearia Fatto a Mano”, onde consegue desenvolver com sua equipe, um cardápio pautado na cozinha italiana e com toques da espanhola e da brasileira – que ele adora. Paulinho comenta “abri restaurante, porque sempre gostei de cozinhar para os amigos, apenas estendi o conceito de comida para agradar aos amigos, ao meu restaurante”.

A Mercearia Fatto a Mano está instalada na Av. Afonso Delambert Neto, 103/ 03 – Lagoa da Conceição.

Nesta tarde Paulinho servirá como entrada “Tapas” e também um prato principal, conforme abaixo:

Tapas:

– Bocadillo – fatia de pão italiano com tomate ralado azeite de oliva e

fatia de presunto parma;

– Tortilla espanhola – fritada de ovos, batata, cebola, bacon e salsa;

– Gazpacho – sopa fria à base de tomate e pepino;

– Crostini com tomate aliche e funcho;

– Torrada de pão de forma alface americana e pasta de atum fresco;

– Ceviche de linguado;

– Bolinho de aipim com carne louca;

– Batatinha na serragem;

– Tomate recheado;

– Guacamole

Prato principal:

Raviole de brie com molhos ao sugo, ou, pesto de rúcula.

Sobre as “tapas”:

As deliciosas “tapas” espanholas são tira-gostos que podem ser servidos frios ou quentes antes das refeições ou, hoje em dia, até mesmo substituí-las. E sempre acompanhados por uma boa bebida, é lógico. Alguns historiadores sustentam que a palavra “tapa” deriva do verbo tapar e teria origem em um costume da Idade Média, em que os copos de vinho eram servidos com uma fatia de presunto, queijo ou morcela por cima, para evitar que as insuportáveis moscas que apareciam no verão caíssem dentro dos copos de xerez, o delicioso vinho espanhol.

É fato que, originalmente, as tapas consistiam apenas em azeitonas simples ou recheadas, fatias de morcela, presunto, queijos e legumes marinados e tortillas (as clássicas omeletes espanholas com batatas e cebolas), servidos com palitinhos ou sobre uma fatia de pão e para serem comidos em um ou dois bocados. Depois, foram incorporados outros embutidos e queijos variados, frutos do mar, peixes em conserva ou empanados. Mais tarde, vieram os tomates, ovos, pimentões e cogumelos recheados, os molhos diferentes e os detalhes de finalização.

O modo de servir também sofreu algumas modificações. Alguns pratos típicos do país passaram a ser servidos em pequenas porções, degustados em pratinhos ou tigelinhas individuais com a ajuda de garfos. Atualmente, novos tipos de tapas feitas com os divinos ingredientes espanhóis aparecem todos os dias, não só pela capacidade e prazer de criar, mas gerados pela competição para atrair os clientes. Fonte: http://culinaria.terra.com.br

Degustação

Na degustação do sábado, experimentaremos exemplares provenientes da Itália, país que atualmente possui em torno de 1,2 milhões de vitivinicultores, com um consumo per capita anual chegando à marca de 104 litros de vinho e sendo considerado o principal consumidor mundial, além de ser um dos maiores produtores mundiais da bebida.

Nosso convidado para assessorar na degustação é Flávio Bin, administrador de empresas e consultor da Importadora Porto a Porto. Flávio trabalha com vinhos desde o início da década de 90 e já fez viagens de estudos e visitas técnicas a vinícolas da Espanha, Portugal, Itália, França, Chile e Argentina. Como consultor da Porto a Porto, realiza palestras e treinamentos a profissionais da área, em todo o Brasil. No Centro Europeu, atua como professor no curso de Sommelier, ministrando as disciplinas de vinhos portugueses e espanhóis.

Os rótulos selecionados são:

Velante Pinot Grigio IGT

Cantina Bertani

Acompanha: Saladas, peixes e pratos a base de vegetais.
Caldora Yume Montepulciano

D’Abruzzo Doc

Acompanha: Pratos de tempero forte, carnes, assados e queijos maturados.

Luccarelli Primitivo Di Manduria DOC

Cantina Feudi di San Marzano

Acompanha: Carne vermelha e pratos de tempero forte. Vinho para meditação.
Cave Di Moleto Oro Dei Saraceni

Acompanha: Queijos, foie gras, folheados.

Som do Sábado – Murillo Valente, Dj Junior Antonini e Luana Laus,

O trio mescla programação, scratches, violões e guitarras em canções próprias, com outras da MPB e POP.


Agenda da semana

Segunda-feira: (01/06): Marco Sorriso – violão e voz

Terça-feira: (02/06): DJ Beto Pacheco

Quarta-feira: (03/06): Rossano Cancelier – violão e voz

Quinta-feira: (04/06): Cássio Moura – Trio

Sexta-feira: (05/06):Ricardo Alegre – violão e voz

Sábado (06)06): Emporium Jazz


Emporium Bocaiúva: a delicatessen mais completa de Florianópolis.

Rua Bocaiúva, 1901- Centro- Florianópolis/SC.

Fone: (48) 3224-1670

Site: www.emporiumbocaiuva.com.br

e-mail: gerencia@emporiumbocaiuva.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais