23 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Agora é lei em SC: academias em espaços públicos devem ser acessíveis a deficientes

spot_img

Agora é lei em SC: academias em espaços públicos devem ser acessíveis a deficientes

spot_imgspot_img

Em Santa Catarina, as academias de ginástica ao ar livre instaladas em espaços públicos deverão ter condições de acessibilidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. É o que institui lei sancionada pelo governador Raimundo Colombo e publicada no Diário Oficial do último dia 4. A medida visa fomentar a prática regular de atividade física pela população garantindo a acessibilidade através de aparelhos de ginásticas adaptados.

A implementação deve seguir etapas como a realização de consultas para apurar os anseios da população e características do público beneficiário, definição do espaço público, escolha de equipamentos adaptados à realidade local e que atendam ao maior número possível de pessoas com algum tipo de deficiência.

Os projetos de instalação devem atender à legislação e às recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).Os aparelhos deverão conter placas indicativas para a correta utilização, inclusive, alertando quanto aos riscos da prática esportiva sem a devida autorização médica e orientação profissional.

A lei 16.962/2016 foi publicada no Diário Oficial do Estado de 4 de julho.

As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img