23.2 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Primeiro semestre do ano fecha com alta de 4,87% no Custo de Vida na Capital

spot_img

Primeiro semestre do ano fecha com alta de 4,87% no Custo de Vida na Capital

spot_imgspot_img

A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF)  divulgou nesta quarta-feira, 6, o Índice de Custo de Vida na Capital em junho, que chegou a 0,30%. Os números levantados pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) apontam alta nos quatro principais grupos que compõem o índice: Alimentação (0,25%), Produtos Não Alimentares (0,17%), Serviços Públicos (0,08%) e Outros Serviços (0,98%). Com a varição do mês, o primeiro semestre deste ano fecha com alta de 4,87%. Já a variação acumulada nos últimos doze meses é de 9,30%.

No grupo Alimentação, apesar dos aumentos nos subgrupos Produtos de Elaboração Primária (2,04%) e Produtos Industrializados (1,05%), houve uma redução significativa no subgrupo dos produtos hortifrutigranjeiros (-6,07%). Integram este subgrupo itens que tiveram aumentos expressivos (como batata inglesa, feijão, tomate e chuchu), mas também outros que tiveram grande redução (mamão, cenoura, cebola e beterraba, entre outros).

O resultado de junho foi 0,53 ponto percentual inferior ao de junho de 2015 (que registrou 0,83%) e, em comparação com o mês anterior, também houve redução, de -0,50 ponto percentual – maio teve alta de 0,80%.Os dados para o índice do mês foram coletados entre 1 e 30 de junho de 2016.

Confira o relatório mensal e a série histórica do IPC da Capital na página do Custo de Vida, no portal da Udesc Esag.

Sobre o índice

O Índice de Preços ao Consumidor (Custo de Vida) de Florianópolis é calculado desde 1968 pela Udesc Esag, em trabalho coordenado pelo administrador Hercílio Fernandes Neto, egresso da instituição. Reflete a variação de preços incidentes sobre os orçamentos das famílias da Capital, com base na comparação de preços de 319 itens. A relevância de cada produto para o cálculo do índice foi definida por meio de uma pesquisa de orçamento familiar, também realizada pela Udesc Esag.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img