20.8 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Alesc instala sistema de geração de energia fotovoltaica

spot_img

Alesc instala sistema de geração de energia fotovoltaica

spot_imgspot_img

 

Obra é executada pela Quantum Engenharia e terá potência instalada de 254,4 kWp

 

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) passará a contar, a partir da segunda quinzena de agosto, com sistema fotovoltaico para geração de energia. A obra é executada pela Quantum Engenharia, e prevê a instalação de 636 módulos fotovoltaicos, de 400 Wp cada um. No total, os módulos vão garantir uma potência de 254,4 kWp. Eles serão distribuídos em uma área de cerca de 1.550 metros quadrados. 

 

A produção anual de energia elétrica na Alesc está estimada em 328.745,00 kWh. De acordo com o gerente do departamento de Solar e Eficiência Energética da Quantum Engenharia, Dilsonei Rigotti, o uso da tecnologia irá reduzir em torno de 20% do percentual de energia elétrica consumido pela Alesc. "O sistema é aliado do bolso e do meio ambiente. O uso de fonte de energia fotovoltaica ajuda a evitar a emissão de gases prejudiciais às pessoas e ao meio ambiente, como o CO2, principal responsável pelo efeito estufa”, destaca. No caso da Alesc, o ganho ambiental em um ano será equivalente a deixar de emitir 174 toneladas de CO² na natureza. Para que esse gás fosse retirado na natureza, seria preciso plantar 4.470 unidades de árvores.

Rigotti ressalta que, ao fomentar o uso de energia solar fotovoltaica, o poder público contribui com a meta brasileira de redução de gases de efeito estufa e com a economia nas suas contas de energia elétrica. “Instituições que apostam nesta fonte reduzem suas despesas e agregam ganhar valores perante a sociedade, como a consciência socioambiental”, acredita.

 

O mercado de energia solar fotovoltaica está em crescimento no Brasil. De acordo com informações da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a projeção para este ano é de um aumento de 68% em relação à potência atual. Até dezembro, o país deve atingir 12,56 gigawatts (GW) de capacidade instalada. 

 

Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc)

 

Potência do Sistema: 254,4 kWp

Geração anual: 328.745,00 kWh

Redução anual da emissão de carbono: 174 toneladas

Redução anual do corte de árvores: 4.470 unidades.

Equivalência em km de Carros (neutralização de CO2): 29.011,743 km

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img