22.5 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Amplificador de Ideias: um encontro com a pesquisa de Deborah Bruel

spot_img

Amplificador de Ideias: um encontro com a pesquisa de Deborah Bruel

spot_imgspot_img

Dia 16 de outubro de 2009
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles
14h às 16h

O Amplificador de Ideias do Museu Victor Meirelles é o canal para a divulgação das pesquisas na área das artes, da educação, da memória e do patrimônio. Na sua terceira edição, a artista e professora Deborah Bruel (UDESC) apresentará a dissertação intitulada “Caetano de Almeida: injunções da alegoria na arte contemporânea”, defendida em 2008 na Universidade do Estado de Santa Catarina, sob orientação da Prof. Dra. Rosangela Miranda Cherem.

Resumo da dissertação:

O reaparecimento do debate sobre a alegoria na arte contemporânea pode ser encarado como retorno de uma questão recalcada, que embora já anunciada por Walter Benjamin, desde então pouco avançou. Neste sentido, a produção artística de Caetano de Almeida, colocada em diálogo com trabalhos de outros artistas e textos teóricos, permite que se retome uma problemática pertinente à História, Teoria e Crítica de Arte, atualizando-a, especialmente no que se refere à natureza da imagem e sua relação com a temporalidade. Problematizar este conceito para além de uma mera definição, constitui-se num modo de abordar a imagem artística não somente como aquilo que é olhado, mas também como algo que olha e faz pensar para além de sua visibilidade evidente. Trata-se menos de propor axiomas e mais de discutir suas reverberações e rebatimentos, especialmente considerando três aspectos: a anacronia, a duplicação e a visualidade. Estes três aspectos permitem considerar que a obra fala nos seus próprios termos, sendo portanto, criação de um mundo que aponta sempre em duas direções, onde a alegoria possibilita a fala, tanto para um dentro a partir de um fora, como de um interior lançado para além de seus limites.

Sobre a pesquisadora:

Deborah Bruel é artista visual e professora universitária. Mestre em Artes Visuais pela UDESC-Florianópolis, com formação em Pintura pela EMBAP, Curitiba-PR, atualmente é professora colaboradora na graduação da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Foi também professora colaboradora do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Paraná. Sua atuação possui ênfase nas seguintes linguagens: pintura, fotografia, desenho, nas áreas de arte contemporânea, alegoria, montagem e apropriação.

SERVIÇO

O quê: “Amplificador de Ideias: um encontro com a pesquisa”, com Deborah Bruel.
Onde: Sala multiuso do Museu Victor Meirelles.
Quando: 16 de outubro, as 14h, carga horária de 02h/a (certificados serão emitidos ao final do semestre para aqueles obtiverem 75% de freqüência na programação do “Amplificador de Ideias: um encontro com a pesquisa”. Serão 4 encontros por semestre).
Quanto: Gratuita (respeitando a capacidade máxima da sala de 50 pessoas).

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img