20.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Ano Internacional da Astronomia: UFSC integra atividades para observação do equinócio de março

spot_img

Ano Internacional da Astronomia: UFSC integra atividades para observação do equinócio de março

spot_imgspot_img

A UFSC realiza nesta sexta-feira, 20 de março, uma atividade para observação do equinócio de março, que marca o início do outono no hemisfério Sul. A proposta faz parte da ´Ação conjunta de observação do equinócio de março`, que será desenvolvida por universidades do Brasil, Argentina e Uruguai. O objetivo é observar a linha descrita pelo sol ao longo do dia em diferentes cidades, entre elas Esquel e Buenos Aires, na Argentina; Montevidéu, no Uruguai; Manaus, São Paulo, Florianópolis e Porto Alegre, no Brasil.

Em Florianópolis a atividade será realizada no pátio do Observatório Astronômico da UFSC, localizado ao lado do Planetário. Qualquer pessoa pode participar e poderá acompanhar, por meio de uma estaca cravada no chão, a linha projetada pela ponta da sombra formando uma reta que irá do leste ao oeste. Isso acontece pois neste dia o sol passa em cima do eixo de rotação da Terra. Ou seja, ele fica a pino nos locais situados na linha do equador. Este fenômeno é o equinócio de março, que marca o início do outono no hemisfério Sul. Nos outros dias, a linha que une os lugares onde o sol nasce e se põe tem um deslocamento ao Norte (no outono e inverno) ou ao Sul (na primavera ou verão).

A mesma observação será feita aproximadamente um mês depois, para mostrar que o desenho formado pela ponta da sombra será uma curva. A palavra equinócio vem do latim e significa “noites iguais”, ocasiões em que o dia dura o mesmo tempo que a noite. Os equinócios ocorrem nos meses de março e setembro, e marcam as mudanças de estação.

Um dos objetivos da ação é fortalecer os vínculos entre investigadores e docentes em ensino da astronomia na Argentina, no Brasil e no Uruguai. A proposta é também estabelecer uma rede de vínculos institucionais permanentes, para fortalecer a investigação e compartilhar as ações didáticas relacionadas ao ensino da astronomia, tomando como elemento motivador o Ano Internacional da Astronomia.

Mais informações na UFSC: Antônio Kanaan pelo e-mail astro@astro.ufsc.br ou pelo telefone 37211-8238.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img