21.3 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Assinado termo de compromisso para revitalização do centro histórico

spot_img

Assinado termo de compromisso para revitalização do centro histórico

spot_imgspot_img

Rodolfo Pinto da Luz, secretário municipal de Educação e superintendente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), representou o prefeito de Florianópolis na assinatura do Termo de Compromisso entre a Prefeitura e o Governo Federal para inscrição da capital catarinense no PAC (Programa para Aceleração do Crescimento) para Cidades Históricas. O evento foi realizado na quarta-feira (21/10) em Ouro Preto, Minas Gerais, com a presença do presidente Lula, da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, do ministro das Cidades, Marcio Fortes de Almeida e do ministro da Cultura, Juca Ferreira, entre outras autoridades.

Florianópolis foi incluida no PAC Cidades Históricas por iniciativa do Fórum de Revitalização do Centro Histórico, composto por um grupo de entidades da qual a FloripAmanhã faz parte.

A região central de Florianópolis a ser beneficiada pelos recursos do PAC compreende as regiões da Alfândega e do Terminal Cidade de Florianópolis (desativado) até a Avenida Hercílio Luz.

As principais necessidades desta área, segundo diagnóstico do Fórum de Revitalização, consistem em melhoria na pavimentação, despoluição visual (limpeza das ruas; adequação das placas e cartazes de acordo com os padrões aprovados pela Prefeitura), disponibilização de equipamentos públicos, melhoria do mobiliário urbano, cuidado com o meio ambiente e preservação do patrimônio histórico. O diagnóstico foi elaborado sob a coordenação do professor César Floriano, com alunos de arquitetura da Universidade Federal de Santa Catarina, com apoio da CDL para formatação dos dados.

O Fórum de Revitalização do Centro Histórico conta com um grupo articulador composto pela Associação FloripAmanhã, CDL, Fundação Catarinense de Cultura, IPUF e IPHAN/SC. Também compõem o Fórum: AAPLuz, ACAP, ACIF, ADM. Mercado Público, ASBEA, Associação Teatro Gesto Cena II, Banco do Brasil, CELESC, Cinemateca Catarinense, FAPASC, FLORAM, Fundação CASAN (FUCAS), Fundação Franklin Casces, Gabinete PMF, Gov. do Estado, GRPU SC, IAB-SC, ICOM, IGEOF, Inst. De Pequisas Ecológicas, IPE- Instituto de Pesquisa Ecológica, IPUF/SEPHAN, Lojas Koerich, Mercado Público, MONATRAN, Mostra Cinema Infantil, OCA, Orth Produções, Palavra Comunicação, Patrimônio da União, PMF – IPUF Ger. De Projetos, PMF – Sec. Finanças e Planejamento, PMF – SUSP, Prodoctor, Projeto Aroeira, RIC RECORD, SANTUR, SEBRAE, Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Secretaria. do Estado de Administração, SENAC Social, SETUR, Sindicato dos Arquitetos, SME/PMF, SOL – Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, SUSP, TAC, Teatro Jabuti/Gesto, UDESC, UFSC.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img