22.2 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Associações e entidades com trabalho voluntário precisam de doações

spot_img

Associações e entidades com trabalho voluntário precisam de doações

spot_imgspot_img

Em Florianópolis, a Associação Gente Amiga ajuda famílias de baixa renda com projetos de bem-estar e inclusão social e recebe apoio da Rede de Supermercados Comper

Segundo dados do IBGE, mais de 33% das famílias brasileiras vivem com uma renda média de até dois salários mínimos, quantia considerada baixa para o padrão do País, em que geralmente as famílias são formadas por até cinco pessoas. Em Santa Catarina, essa realidade é um pouco diferente, embora não menos preocupante: 19,35% dos lares são mantidos com uma renda de até R$1090,00.

A preocupação com a educação, alimentação e qualidade de vida da população leva milhares de pessoas, em todo o mundo, a se organizar criando Associações, ONGs e Serviços de apoio a famílias carentes. Uma delas foi a Associação Beneficente Educacional e Assistencial Gente Amiga, fundada em 2004 e localizada no Morro do Horácio, no bairro Agronômica, em Florianópolis.

Todas as suas ações visam o bem-estar e a inclusão social de pessoas de baixa renda. “Essa é a nossa ideia de como fazer um futuro melhor: por meio das crianças, nós conseguimos agir diretamente no lar, plantar uma sementinha de esperança. Aqui as famílias encontram apoio”, explica Solange da Silva, coordenadora administrativa da Associação Gente Amiga. Entre seus projetos, destacam-se a alfabetização de adultos, o esporte como fator de reeducação e disciplina e as aulas de geração de renda e inserção no mercado de trabalho.

Embora mais de 70% da equipe seja formada por voluntários, a Associação ainda precisa de dinheiro para manter os poucos trabalhadores contratados e fazer a manutenção do local e dos equipamentos. Desde que foi fundada, há sete anos, a Gente Amiga era mantida principalmente com a renda de sua fundadora, Denésia Bellaver, mas depois da sua morte, em novembro de 2010, a entidade passou a enfrentar problemas financeiros.

Para manter “as portas abertas” foi necessário inovar: eventos passaram a ser organizados para arrecadar fundos e a Gente Amiga precisa agora de ajuda. “As famílias da comunidade dependem muito de nós: 80% das nossas mães trabalham fora e são sozinhas. Porque nós trabalhamos com crianças de 6 a 16 anos, e no turno contrário ao escolar, acabamos virando uma opção de lugar onde deixar o filho sob supervisão”, explica Solange.

Troco Solidário

Casos como esses não são raros, por isso é comum que grandes redes de lojas e supermercados doem dinheiro para tais causas. Um bom exemplo é a campanha “Troco Solidário”, realizada pela rede de supermercados Comper. O funcionamento é simples: os atendentes são treinados a dar informações aos clientes e perguntar se é de interesse deles fazer uma doação a alguma entidade social. “Nunca é uma doação grande”, explica Irani Pereira, diretora de clientes do Comper. “Geralmente as pessoas doam apenas alguns centavos, algumas moedinhas do seu troco, mas ao final, conseguimos uma boa ajuda”, ressalta.

A cada três meses, todas as lojas da Rede Comper recolhem o dinheiro arrecadado e o repassam para caridade. No dia 18 de junho, um cheque de R$ 7970,46será entregue à Associação Gente Amiga referente à campanha realizada apenas pelos Supermercados de Florianópolis. Na cidade de Itajaí, a beneficiada é a Associação das Voluntárias pela Infância Saudável (Avisa), com um cheque no valor de R$ 6,666,82.Segundo Irani, o objetivo da campanha é simples: “Essas organizações ajudam tanta gente que o mínimo que nós podemos fazer é ajudá-las também”, explica.

Sobre o Comper

Fundada em 1972 em Itajaí, a Rede de Supermercados Comper conta com 28 lojas distribuídas nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Atualmente, a rede emprega cerca de seis mil funcionários e está entre as 10 maiores empresas brasileiras do setor. Com a preocupação de atender bem às necessidades dos clientes, o Comper oferece serviços, tais como: Compcard, cartão personalizado que oferece vários serviços e promoções exclusivas ao cliente; programas sociais, que envolvem projetos sociais, ações ambientais e em defesa do meio ambiente; e lojas modernas, com produtos e serviços adaptados aos gostos e preferências de cada região.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img