17.6 C
fpolis
domingo, agosto 14, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Atividades da Hemoterapia são concentradas em área interna do HU-UFSC

spot_imgspot_img

Atividades da Hemoterapia são concentradas em área interna do HU-UFSC

spot_imgspot_img

As atividades do Ambulatório de Procedimentos Hemoterápicos do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh), realizadas no prédio da Associação Amigos do HU de dezembro de 2018 até 1º julho de 2021, passaram a ser executadas na área interna do hospital, dentro de um complexo onde já funcionava a Agência Transfusional e onde era realizado todo o processamento e exames dos doadores de sangue até dezembro de 2018.

Essa área agora passa a realizar todos os procedimentos relativos à Unidade de Hemoterapia do HU, o que inclui as atividades de ambulatório, atendimento de consultas médicas e de enfermagem, os procedimentos hemoterápicos, além dos laboratórios de exames imunohematológicos e a Agência Transfusional.

A organização destes serviços, concentrados em uma área de 204 metros quadrados, foi possível após adequações realizadas pelo Setor de Infraestrutura Física (SIF), que transformou o espaço no Ambulatório de Procedimentos Hemoterápicos, criou banheiro acessível, sala de lanches para pacientes e instalou lavatórios em dois ambientes para o funcionamento de consultórios.

O ambulatório realiza os procedimentos de sangrias terapêuticas, transfusões de hemácias e plaquetas, infusão de ferro e fator de coagulação, atendendo pacientes que chegam encaminhados, com agendamento, no período das 7 às 13 horas.  A Agência Transfusional do HU atende principalmente pacientes internados com solicitações para transfusão de hemocomponentes, internados que precisam de transfusão com doenças oncohematológicas, para transfusão intrauterina, recém-nascidos, pacientes submetidos a transplante hepático, em cirurgias, ginecologia e obstetrícia, pacientes com hemorragia digestiva, além de pacientes da hemodiálise.

A Unidade realiza cerca de 40 sangrias por mês, de 300 a 400 transfusões (sendo 80 ambulatoriais), além de uma média de 60 infusões de ferro e 300 consultas de enfermagem e médicas na área de hemoterapia e hematologia benigna.

Desde dezembro de 2018, o HU não faz coletas de sangue de doadores voluntários, pois esta atividade é realizada pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc).

Legenda foto – O Ambulatório de Procedimentos Hemoterápicos passou para a área interna do hospital. Foto: Pauline Schnel.

editor.deolhonailhahttps://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img

Leia mais