Atividades da Hemoterapia são concentradas em área interna do HU-UFSC

SaúdeAtividades da Hemoterapia são concentradas em área interna do HU-UFSC

Villa Francioni abre a série Uvas e Vinhedos, que estreia nesta quarta-feira no canal Modo Viagem, da Globoplay

Vinícola pioneira em vinhos de altitude em Santa Catarina está entre as apresentadas pelo programa, que estreia às 20h30 desta quarta (4) no canal Modo Viagem.

Parque do Morro da Cruz ganha plano de manejo, com nove zonas e quase metade da área fechada à visitação

O Parque do Morro da Cruz, em Florianópolis, ganhou plano de manejo: nove zonas, 49,45% da área sem visitação e regras para o entorno. Veja o que muda.

A Corda em Si e Rodrigo Gudin Paiva levam “As Paredes Têm Ouvidos” a cinco cidades de SC, com shows gratuitos

Turnê começa em 12 de novembro, em Balneário Camboriú, passa por Joinville, Blumenau e Criciúma e chega a Florianópolis em 4 de dezembro, sempre às 19h, com ingressos gratuitos no Sympla.

ADIT Cidades reúne especialistas internacionais em Florianópolis para debater regeneração urbana, de 11 a 13 de novembro

Primeira edição do evento da ADIT Brasil e da Hurbana, no Passeio Primavera, discute retrofit, investimento em áreas consolidadas e espaços públicos com Ian Goldin, Gil Peñalosa, Tim Gill e Rute Ferreira.

Compartilhe

As atividades do Ambulatório de Procedimentos Hemoterápicos do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh), realizadas no prédio da Associação Amigos do HU de dezembro de 2018 até 1º julho de 2021, passaram a ser executadas na área interna do hospital, dentro de um complexo onde já funcionava a Agência Transfusional e onde era realizado todo o processamento e exames dos doadores de sangue até dezembro de 2018.

Essa área agora passa a realizar todos os procedimentos relativos à Unidade de Hemoterapia do HU, o que inclui as atividades de ambulatório, atendimento de consultas médicas e de enfermagem, os procedimentos hemoterápicos, além dos laboratórios de exames imunohematológicos e a Agência Transfusional.

A organização destes serviços, concentrados em uma área de 204 metros quadrados, foi possível após adequações realizadas pelo Setor de Infraestrutura Física (SIF), que transformou o espaço no Ambulatório de Procedimentos Hemoterápicos, criou banheiro acessível, sala de lanches para pacientes e instalou lavatórios em dois ambientes para o funcionamento de consultórios.

O ambulatório realiza os procedimentos de sangrias terapêuticas, transfusões de hemácias e plaquetas, infusão de ferro e fator de coagulação, atendendo pacientes que chegam encaminhados, com agendamento, no período das 7 às 13 horas.  A Agência Transfusional do HU atende principalmente pacientes internados com solicitações para transfusão de hemocomponentes, internados que precisam de transfusão com doenças oncohematológicas, para transfusão intrauterina, recém-nascidos, pacientes submetidos a transplante hepático, em cirurgias, ginecologia e obstetrícia, pacientes com hemorragia digestiva, além de pacientes da hemodiálise.

A Unidade realiza cerca de 40 sangrias por mês, de 300 a 400 transfusões (sendo 80 ambulatoriais), além de uma média de 60 infusões de ferro e 300 consultas de enfermagem e médicas na área de hemoterapia e hematologia benigna.

Desde dezembro de 2018, o HU não faz coletas de sangue de doadores voluntários, pois esta atividade é realizada pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc).

Legenda foto – O Ambulatório de Procedimentos Hemoterápicos passou para a área interna do hospital. Foto: Pauline Schnel.