16.9 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Aulão Social de Bodyboard " Brincar é viver" no Sul da Ilha

spot_img

Aulão Social de Bodyboard " Brincar é viver" no Sul da Ilha

spot_imgspot_img

Os aulões de bodyboarding serão abertos para toda comunidade do sul da ilha.

Parte do material arrecadado será distribuído para as 40 crianças e suas famílias participantes do projeto “Sul da Ilha em Ação” conforme a necessidade sócio-econômica e o restante doado às famílias carentes da comunidade.
A estrutura ficará montada durante todo dia para realização dos projetos sociais com a comunidade, isto é, pode-se participar somente das doações, limpeza da praia, palestras, sem necessariamente participar da aula de bodyboarding.

LOCAL E DATA

Praia do Matadeiro.
Sábado dia 12 de dezembro de 2009. Caso o tempo encontre-se chovendo muito, transferiremos para o próximo sábado.
Horário: das 9:00 às 16:30

OBJETIVOS

A missão do programa é ajudar a transformar a perspectiva de crianças, jovens e famílias por meio do esporte, facilitando as relações pessoais, compartilhar um dia-a-dia mais saudável e oferecer momentos de lazer e diversão.
Desenvolver e aplicar um programa de educação ambiental através do esporte Bodyboarding, onde este contribui diretamente na formação de pessoas com uma visão ambiental e esportiva mais positiva, sem distinção social, pela ampla relação com a natureza.

Desenvolver uma consciência de saúde através da prevenção ao câncer.

Estimular através do esporte, a importância da fusão homem/meio ambiente para o desenvolvimento sustentável do planeta.

Inspirar a sociedade a buscar o desenvolvimento de projetos sociais paralelos e comprometidos com o atendimento das necessidades básicas da comunidade.

O Instituto Anjos do Mar observará os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e eficiência, buscando sempre a trasnformação, disseminação e sustentabilidade.

METODOLOGIA

Consiste em ensinar aos participantes a teoria e prática básica do esporte em duas turmas, das 10:00hs às 11:30hs e das 14:00hs às 15:30hs. As aulas incluem:

* alongamento (10min) – Ministradas por um profissional de educação física.
* aquecimento (10 min) – Ministradas por um profissional de educação física.
* fundamentos do bodyboarding na areia (20 min) – São realizadas em grupos separados pelos respectivos instrutores, conforme o nível de desenvolvimento no esporte de cada aluno independentemente de idade, classe social, raça ou crença. Os grupos são divididos em: Iniciante Masculino, Iniciante Feminino, Intermediário e Avançado.
* prática na parte rasa do mar junto aos monitores (40 min) – As aulas são continuidade das aulas teóricas realizadas na areia da praia, onde o aluno irá colocar em prática as instruções repassadas pelo instrutor. Neste momento os alunos que não possuírem equipamento próprio (prancha e pé de pato) utilizaram os equipamentos da escola, onde os mesmos serão revezados com outros alunos se assim for necessário, sempre privando pelo principio da coletividade.
* alongamento final e relaxamento(10 min) – Este momento é realizado no final da aula, onde são desenvolvidas atividades de alongamento e levantados os pontos importantes para as próximas aulas.

Serão ministradas por atletas ou ex-atletas, com apoio de monitores (estudantes ou formados em educação física), e coordenados por vários atletas profissionais.

Buscaremos democratizar a prática esportiva e de lazer como direito de todos, além da integração dos alunos, pais, professores e comunidade através do esporte e ação social. Durante cada aulão social de bodyboarding também haverá uma demonstração do projeto “Sul da Ilha em Ação” com a apresentação dos alunos, e também a participação e auxílio das crianças durante todo evento, ampliando o conhecimento dos alunos sobre o trabalhar em equipe, o espírito de coletividade, a igualdade e a disciplina.

PLANO DE AULA

Valor da Inscrição: Brinquedos em bom estado, para quem não tem condições é gratuíto.

08:00 às 09:00 – Montagem da Estrutura para o Aulão Social de Bodyboarding
09:00 às 10:00 – Apresentação dos alunos do projeto Sul da Ilha em Ação. Início da arrecadação de brinquedos e inscrição para a 1ª turma. Palestra de Preservação Ambiental e Prevenção ao cancêr.
10:00 às 11:30 – 1ª turma- Aulão de Bodyboarding.
11:30 às 12:00 – Debate com os alunos participantes da 1ª turma do aulão social sobre a inclusão social através do esporte, sugestões e críticas.
12:00 às 13:30 – Lanche aos participantes, inscrição para a 2ª turma e ação social específica para comunidade.
13:30 às 14:00 – Palestra de Preservação Ambiental e Prevenção ao cancêr.
14:00 às 15:30 – 2ª turma- Aulão de Bodyboarding.
15:30 às 16:00 – Debate com os alunos participantes da 2ª turma do aulão social sobre a inclusão sociual através do esporte, sugestões e críticas.
16:00 às 16:30 – Recreação e Encerramento.

PARCEIROS

Genesis Bodyboards
Kpaloa Pé de pato
Associação dos Surfistas da Praia do Matadeiro
Associação dos Amigos e Moradores da Praia do Matadeiro
Comcap
Gráfica Inicial
Fundação Vidal Ramos
Restaurante Borinelli
Image – Image


Instituto Anjos do Mar

CNPJ – 05.166.915/0001-95
Av. Antônio Borges dos Santos, 257 – Armação
Florianópolis – Santa Catarina
institutoanjosdomar@gmail.com

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img