20.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Bombeiros e agentes da Guarda Municipal impedem suicídio na Ponte Pedro Ivo em Florianópolis

spot_img

Bombeiros e agentes da Guarda Municipal impedem suicídio na Ponte Pedro Ivo em Florianópolis

spot_imgspot_img

Uma ação heroica e arriscada de bombeiros e guardas municipais impediu um homem de tirar a própria vida pulando da Ponte Pedro Ivo, em Florianópolis. O fato ocorreu no último dia 18 de setembro, mas foi relatado em detalhes para o DeOlhoNaIlha nesta quarta-feira, 4.

Na noite de 18 de setembro os bombeiros Felipe Madureira, Diego Ribeiro Pires e Jackson Jacques, do Grupo de Busca e Salvamento, retornavam do atendimento a um motoqueiro acidentado no bairro Estreito. O motoqueiro estava no veículo dos bombeiros e seria encaminhado ao Hospital Celso Ramos. Porém, quando passavam pela Ponte Pedro Ivo, no acesso à Ilha, perceberam uma viatura da Guarda Municipal (GMF) parada em cima da ponte.

   “Inicialmente pensamos que se tratava de outro acidente de trânsito, mas ao transpor as viaturas, deparamos com um rapaz jovem, do lado de fora da proteção metálica da via, lugar não destinado a pedestres. Ele apresentava explícitos sinais de nervosismo e agitação, realizando movimentos aleatórios e projetando seu corpo para fora da ponte, caracterizando uma possível tentativa de suicídio”, afirmou o bombeiro Felipe Madureira.

A equipe parou veículo, mas não sem antes explicar a situação ao paciente que estava sendo transportado e pedir o seu consentimento. “Paramos a viatura mantendo uma distância segura para evitar uma atitude inesperada da vítima e ao mesmo tempo foi realizado contato com a Central de Operações do Bombeiro Militar – Cobom, informando a situação e solicitando apoio com prioridade”, disse Madureira.

Felipe explicou que o local onde estavam era cheio de riscos, pois se trata de uma via rápida, com trânsito intenso. Além disso, a presença das viaturas não era suficiente para a redução da velocidade dos veículos que passavam rente ao local, aumentando ainda mais a insegurança e exigindo uma ação rápida.

Bombeiros e guardas municipais perceberam que o rapaz estava decidido a pular da ponte e decidiram agir. Os agentes da GMF permaneceram tentando conversar com o rapaz, distraindo sua atenção, enquanto um dos bombeiros atravessou a proteção metálica para se aproximar sem que o homem percebesse.

“Ao observar que o mesmo se demonstrava a cada momento mais disposto a concretizar sua ação, mesmo colocando nossas vidas em risco numa possível queda, visto que estávamos exatamente na parte do vão mais alto da ponte (cerca de 30 metros de altura), decidimos abordá-lo, pois não havia tempo para outra forma de ação”, enfatizou Madureira.

Em uma ação rápida, os bombeiros conseguiram agarrar o homem por trás para tentar colocá-lo para o lado de dentro da ponte. “Não conhecíamos os motivos da atitude que levou o masculino àquela situação e não havia como prever sua reação ao sentir nossa presença, mesmo assim em um momento oportuno e com uma ação categórica, a equipe surpreendeu ele, segurando-o e tentando trazê-lo para o lado de dentro da ponte. Porém o mesmo conseguiu se segurar na proteção metálica, apresentando forte resistência e impulsionado seu corpo para a fora, colocando toda a equipe em risco. Foi necessário que todos aplicassem muita força física para que suas pernas fossem levantadas tirando seu ponto de apoio e jogando-o para o lado de dentro da ponte e, embora o mesmo continuasse agarrado a proteção, conseguimos retirá-lo daquela situação de risco de queda”, disse o soldado Jacques, outro bombeiro que participou da ação.

Assim que a vítima estava fora de perigo, foi efetuado contato com o Cobom, relatando o desenrolar da situação, cancelando o apoio e solicitando uma equipe do Samu. Também participaram do salvamento os agentes Leandro Antônio Miranda, Jaime José Silva, Wilson Augostinho, José Carlos Saraiva Junior, Thiago Demian Miqueluzzi, da Guarda Municipal de Florianópolis que iniciaram a ocorrência e conseguiram manter a atenção da vítima o tempo todo.

“Essa foi uma ocorrência não corriqueira e inesperada, onde agimos com prudência e determinação, realizando ações que fogem da nossa alçada, e a união das corporações foi de fundamental importância para o desfecho positivo da ocorrência. Encerramos aqui nosso relato de um feito único e fundamental para o salvamento da uma vida”, disseram os três soldados dos Bombeiros. 

A idadentidade do homem que queria cometer o suicídio foi preservada na matéria. De acordo com Felipe Madureira, ele alegou que estava com sérios problemas familiares. Após a ação, sua família foi avisada para buscá-lo e procurar ajuda.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img