27 C
fpolis
quinta-feira, janeiro 27, 2022
cinesytem

Bonecos gigantes de materiais reciclados no FITAfloripa 2011

Bonecos gigantes de materiais reciclados no FITAfloripa 2011

spot_img

Reutilizar para melhorar o meio ambiente e estimular a criatividade

No ano em que a ordem é reciclar e reutilizar, com advento da Lei dos Resíduos Sólidos, de 2010, o Festival Internacional de Teatro de Animação, o FITAFloripa, dá o exemplo. Em sua 5ª edição, o cortejo de abertura contará com bonecos gigantes reciclados confeccionados em oficina ministrada a partir do dia 6 de junho. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 2 de junho.

No conteúdo programático está coleta seletiva, reciclagem, técnicas de não utilização de cola e tinta, exploração de materiais, utilização de arame, parafuso e encaixe como alternativa primária e técnicas de montagem. A oficina será ministrada por Valdinei Marques, artista plástico, dono de uma peculiar criatividade. “Neiciclagem”, como também é conhecido, é monitor de educação ambiental e coordenador do Museu do Lixo.

Cada participante deverá levar tesoura, estilete, chave de fenda e chave Philips. É livre a utilização de materiais como embalagens coloridas, CDs e sucata de todos os tipos.

Vagas e inscrições

São apenas 15 vagas, e a seleção será por ordem de chegada das inscrições. Os interessados devem fazer download da ficha de inscrição que está no site www.fitafloripa.com.br, e preenche-la e enviá-la para o e-mail oficinas@fitafloripa.com.br.

Lei de resíduos sólidos

A Lei Nº 12.305, de 2010, conhecida como a Lei dos Resíduos Sólidos, institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos que prevê a criação de um plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos por cada município que contemple, como previsto no artigo 19°, metas de redução, reutilização, coleta seletiva e reciclagem, entre outras, com objetivo de reduzir a quantidade de rejeitos encaminhados ao aterro, além de ações de educação ambiental para viabilizar esses objetivos.

Florianópolis, atualmente, segundo dados da Comcap, recicla somente 5,12 % do total coletado.

Serviço

O quê: Oficina de bonecos gigantes reciclados

Quando: 6 a 10/6, das 9 às 13h

Onde: Museu do Lixo da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap), rod. Admar Gonzaga, 71 – Itacorubi, Florianópolis

Quanto: Gratuito

spot_img
spot_img