16.9 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Café Antropológico promove exibição de filme e debate cultural nesta segunda-feira

spot_img

Café Antropológico promove exibição de filme e debate cultural nesta segunda-feira

spot_imgspot_img

A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) começa em março uma série de encontros culturais para ampliar a discussão sobre a produção audiovisual ligada às artes e à cultura no contexto das relações humanas e sociais.

O “Café Antropológico” acontece nesta segunda-feira, 18, às 20h, com exibição do filme “Seo Chico” (Doc /95’/ SC/ 2005), de José Rafael Mamigonian, e debate cultural na Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição. Participam do primeiro encontro o antropólogo Alex Vailati e a historiadora Gabriella Pieroni.

A atividade, com entrada franca, é realizada em parceria com o Núcleo de Antropologia Visual e Estudos de Imagem (NAVI) e o Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS), da Universidade Federal de Santa Catarina.

Com doutorado em Antropologia e Etnologia, Vailati produziu o documentário etnográfico “Slow Walker” (2012), que aborda formas de expressão artística adotadas por negros segregados pelo regime do Apartheid, na África do Sul. Já a historiadora Gabriella Pieroni é articuladora do Ponto de Cultura Engenhos de Farinha e integrante do Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro), organização não governamental que atua no apoio à agricultura familiar.

Na ocasião será exibido o filme “Seo Chico, Um Retrato”, de Rafael Mamigonian. O documentário aborda o cotidiano de Francisco Thomaz dos Santos, dono de um antigo engenho na Ilha de Santa Catarina onde fabricava farinha de mandioca e produzia cachaça. O filme mostra a rotina do lavrador, a partir de depoimentos dele coletados em vários encontros com a equipe de filmagem. Seo Chico foi assassinado em 1996, em circunstâncias misteriosas.

O encontro Café Antropológico será realizado quinzenalmente, na Casa das Máquinas, integrando o projeto Território das Artes, lançado pela Fundação Franklin Cascaes nas comemorações do aniversário da cidade.

A Casa das Máquinas / Centro Cultural Bento Silvério fica na Rua Henrique Veras Nascimento, 50, Lagoa da Conceição. Mais informações pelo telefone (48) 3232-1514.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img