24.3 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Fundação Catarinense de Cultura abre inscrições para oficinas gratuitas de música no CIC

spot_img

Fundação Catarinense de Cultura abre inscrições para oficinas gratuitas de música no CIC

spot_imgspot_img

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), em parceria com o projeto Schoro.Floripa, abriu nesta segunda-feira, 18, as inscrições para as oficinas gratuitas de educação musical, que têm a finalidade de capacitar e unir músicos por meio da linguagem do choro. As aulas começam dia 30, nas salas das Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, e ocorrerão sempre aos sábados, das 9h às 12h.

As inscrições seguem abertas até o dia 29, ou até esgotarem as vagas dos cursos, exclusivamente pelos telefones (48) 3953-2312 e 3953-2314, de segunda a sexta-feira, das 13h às 9h.

A composição das oficinas se dá a partir de três núcleos: instrumento, estruturação musical, prática. Serão oferecidas aulas de clarinete, flauta transversal e saxofone; percussão; violão; harmonia e contraponto; e prática de conjunto de choro. As aulas se estenderão até o dia 13 de julho, totalizando 16 semanas e 48 horas/aula.

Idealizada pelos músicos Flavio Araujo, Júlio Córdoba e Raphael Galcer, o SChoro.Floripa é um programa composto por cinco eixos: oficina, orquestra, rede, produção e difusão, e tem como foco o choro.

As oficinas:

Oficina de clarinete, flauta transversal e saxofone
As aulas terão um enfoque no desenvolvimento dos três instrumentos pertencentes ao grupo das madeiras, privilegiando cada um deles, mas buscando exercícios que contemplem pontos em comum para uma melhor dinâmica das aulas. Serão tratados assuntos como: abordagens de técnicas relativas a embocadura, respiração e aplicação (diafragmática, toráxica e intercostal), vocalização das notas para melhor impostação, articulação, sons harmônicos, efeitos (multifônicos, vibratos, slap tongue, glissandos, growl e super-agudos), passagens difíceis, escalas e arpejos.

Número de vagas: 20
Instrutor: Fábio Agostini Mello
Idade: Livre
Pré-requisitos: O aluno deverá ter domínio técnico do instrumento para
execução de choros e leitura musical.
Materiais necessários: Instrumento, estante de partitura, lápis, borracha.
Sala: 10

Oficina de percussão
As aulas terão como objetivo principal o desenvolvimento técnico no pandeiro. Outros instrumentos de percussão como caixeta, reco-reco, surdo, pratos e caixa também serão estudados. Os assuntos abordados serão: ritmos (choro, maxixe, polca, samba, frevo, baião) leitura rítmica e técnica.

Número de vagas: 20
Instrutor: Flavio Araujo
Idade: Livre
Pré-requisitos: É necessário pandeiro com pele animal, par de baquetas, par
de escovas, pad de estudo e estante de partitura.
Materiais necessários: Instrumento, estante de partitura, lápis, borracha,
par de baquetas e escovas, pad de estudo.
Sala: 02

Oficina de Violão (INSCRIÇÕES ENCERRADAS)
Serão trabalhados fundamentos da técnica violonística, como postura, escalas, arpejos, entre outros. Alguns fundamentos musicais, tais como leitura de cifras e de partitura, também serão abordados e a partir do repertório de choro, serão trabalhadas noções de harmonia. Por fim, haverá enfoque no estudo das levadas rítmicas dos subgêneros que constituem o choro, tais como polca, valsa, schottisch, maxixe, tango brasileiro, etc.

Número de vagas: 20
Instrutor: Júlio Córdoba
Idade: A partir de 10 anos
Pré-requisitos: Noções básicas de manuseio do instrumento e leitura de
Cifras.
Materiais necessários: Instrumento, estante de partitura, lápis, borracha.
Sala: 04

Oficina de Harmonia e Contraponto
O curso, direcionado a todos os instrumentos, pretende abordar aspectos práticos do contraponto no choro, analisando harmonia e ritmo de contrapontos e baixarias recorrentes no repertório do gênero. Como complemento será abordado também escala, arpejo e inversão de acordes.

Número de vagas: 20
Instrutor: Raphael Galcer
Idade: Livre
Pré-requisitos: Conhecimento de harmonia básica e leitura de cifras.
Materiais necessários: Instrumento, estante de partitura, lápis, borracha
Sala: 05

Prática de conjunto de choro
O objetivo geral das aulas de prática deconjunto é dar um panorama sobre as estruturas básicas do choro, tais comoforma, análise harmônica, fraseado, levadas, sinais de articulação,apreciação de repertório, contraponto e improvisação.

Número de vagas: 80 vagas
Instrutor: Fábio Agostini Mello, Flavio Araujo, Júlio Córdoba, Raphael
Galcer
Idade: Livre
Pré-requisito: Frequentar as aulas de instrumento ou estruturação
Materiais necessários: Instrumento, estante de partitura, lápis, borracha
Sala: 02

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img