20.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Calouros serão recebidos por artistas e pela administração da UFSC

spot_img

Calouros serão recebidos por artistas e pela administração da UFSC

spot_imgspot_img

Cerca de 2 mil pessoas devem participar da programação de recepção dos calouros da Universidade Federal de Santa Catarina na próxima segunda-feira, dia 2, no auditório do Centro de Cultura e Eventos, no campus da Trindade. Realizada a cada semestre, a recepção funciona como um ato de boas-vindas aos novos acadêmicos, mesclando atrações artísticas com um ritual em que a instituição é apresentada, com suas peculiaridades, números e diferenciais, aos jovens que passam a fazer parte da comunidade universitária. Este ano, a UFSC recebe 4.095 novos alunos, sendo 2.549 no primeiro semestre.

De acordo com o diretor do Centro de Eventos, Luiz Roberto Barbosa, haverá duas sessões de recepção – às 10h e às 19h. Os alunos serão saudados por malabares e músicos, ainda na parte externa do prédio e do auditório, e receberão um adesivo numerado que poderá render-lhes prêmios e brindes diversos. “Ao contrário de anos anteriores, queremos fazer um evento leve e descontraído”, afirma Barbosa. O diretor já enviou um documento pedindo que os professores liberem seus alunos a partir das 9h30 e das 18h30, permitindo que eles participem da recepção. Por sua vez, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação comunicou os calouros sobre o evento, convidando-os a estar presentes.

No hall do Centro de Eventos, enquanto a solenidade não começa, cada pró-reitoria e centro de ensino disponibilizará informações e material impresso para os alunos. No ato oficial, o reitor Alvaro Toubes Prata fará a recepção formal e falará dos números da universidade, de sua excelência e da expansão que experimenta atualmente. Os pró-reitores serão apresentados e alguns deles – os mais ligados à atividade estudantil – também repassarão informações importantes aos calouros.

Na sequência, uma peça teatral repleta de dados sobre a universidade será apresentada no palco do auditório, e a programação termina com um show do músico Wagner Segura e seu grupo e da cantora Julie Philippe, estudante de Jornalismo da UFSC. As mesas continuarão na parte externa, com funcionários dando mais informações aos alunos, para que eles conheçam, por exemplo, o funcionamento do Restaurante Universitário, a concessão de bolsas de estudo, o acesso a livros da Biblioteca Universitária e as atribuições da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, com quem terão muito contato durante sua vida acadêmica.

Na ocasião, os calouros também receberão a última edição do Jornal Universitário, publicação mensal da Agência de Comunicação da universidade (Agecom). As agendas dos alunos, distribuídas a cada início de semestre, serão entregues durante a próxima semana.

Mais informações com o diretor do Centro de Cultura e Eventos, Luiz Roberto Barbosa, pelo fone 3721-9559.

Por Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista na Agecom

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img