18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Curso de Inglês Comunitário ajuda ambulante a entrar na Universidade Federal

spot_img

Curso de Inglês Comunitário ajuda ambulante a entrar na Universidade Federal

spot_imgspot_img

Raimundo Nonato Ribeiro Januário terá um novo compromisso a partir de março: o de freqüentar os bancos escolares da Universidade Federal de Santa Catarina. Ele passou no vestibular para a Faculdade de Letras, com
habilitação em Português e Inglês.

Um dos apoios desse cearense, da cidade de Crato, e que se radicou em Florianópolis há 14 anos, foi o Curso de Inglês oferecido gratuitamente pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, através do Departamento de Educação Continuada. “A participação no curso básico, permitiu que eu tivesse uma boa noção de inglês e consequentemente tranqüilidade para fazer a prova nessa área”, observa. Ele acrescenta que “se não fosse o curso, as coisas ficariam mais difíceis. O curso é de alta qualidade e pode ajudar muita gente”.

O universitário conta que no ano passado soube do Curso de Inglês através de uma notícia no jornal. Interessou-se e foi fazer a matrícula. No período da tarde, freqüentava as aulas ministradas pelo professor Júlio César dos Santos Monteiro e pela manhã vendia no centro da cidade pacotes de balas de própolis para sustentar a família. “Eu sabia que o Curso de Inglês poderia me ajudar a conseguir uma vida melhor para mim e para minha família. Eu acreditei nisso”.

Aos 40 anos, casado com Marlene Brandão e pai de Jefté ( 18 anos) e Jafé, ( 14 anos), Raimundo Januário está ansioso para entrar na sala de aula e continuar essa reviravolta positiva na vida dele. “Estou na expectativa para iniciar o ano letivo, afinal de contas , agora eu sou um universitário”. Mas Januário não estará sozinho no campus da Ufsc, pois o filho Jefté também passou no vestibular. Ele será aluno do Curso de História.

Como se inscrever

As inscrições para o Curso de Inglês poderão ser feitas de 25 de fevereiro a 4 de março no Centro de Educação Continuada da SME, localizado à Rua Ferreira Lima, 81, Centro da Capital, no período das 13h às 19 horas. Os
interessados devem levar comprovante de renda pessoal ou da família, comprovante de residência e comprovante de conclusão do ensino fundamental. O critério para a seleção será o sócio-econômico.

O resultado com a relação dos selecionados será divulgado no dia 6 de março no site da Secretaria Municipal de Educação: www.pmf.sc.gov.br/educa. As aulas vão iniciar no dia 9 de março e com término previsto para 10 de julho. Outras informações poderão ser obtidas pelos telefones 3251-6107 ou 2106-5901.

Haverá seis turmas, sendo cada uma formada por 20 estudantes, além de quatro profissionais da educação, ligados à rede municipal de ensino. Serão oferecidos os cursos de Inglês Básico, Inglês II e Inglês III. Os locais das aulas serão o Centro de Educação Continuada e a Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro, no Rio Tavares.
Os horários são os seguintes

Turma 1 : 2ª e 4ª – 14:00 – 15:30 Inglês Básico 3 / EJA Centro
Turma 2 : 2ª e 4ª – 15:30 – 17:00 Inglês Básico 2 / EJA Centro
Turma 3 : 3ª e 5ª – 14:00 – 17:00 Inglês Básico 1 / EJA Centro
Turma 4 : 3ª e 5ª – 14:00 – 17:00 Inglês Básico 1 / EJA Centro
Turma 5 : 2ª e 4ª – 19:00 – 20:30 Inglês Básico 1 / EJA Rio Tavares
Turma 6 : 2ª e 4ª – 20:30 – 22:00 Inglês Básico 2 / EJA Rio Tavares

Matrícula de 26 de fevereiro a 04 de março de 2009

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img