16.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Câmara de Vereadores lembra os 30 anos da Novembrada

spot_img

Câmara de Vereadores lembra os 30 anos da Novembrada

spot_imgspot_img

Por requerimento do vereador Renato Geske (PR), a Câmara de Vereadores de Florianópolis realiza sessão solene na noite de hoje (23/11) pela passagem dos 30 anos da Novembrada, nome pelo qual ficou conhecida a grande manifestação popular ocorrida no centro de Florianópolis no dia 30 de novembro de 1979 durante a visita do presidente da República, general João Baptista Figueiredo, que veio à cidade participar de várias solenidades, dentre elas o descerramento de uma placa em homenagem ao Marechal Floriano Peixoto.

A sessão inicia com a apresentação do vídeo “Novembrada, o protesto esperado”, produzido por Ana Carla Pimenta, que foi uma das testemunhas do acontecimento político. Em seguida o oficial militar Nilo Marques de Medeiros Filho vai entregar para a Casa da Memória de Florianópolis a placa que o então general Figueiredo trouxe a Florianópolis para ser fixada num obelisco, na Praça XV, para homenagear Floriano Peixoto pela passagem do 90º aniversário da República. A placa foi arrancada por populares e o oficial Nilo Marques, que trabalhava na Casa Militar do então governador Jorge Bornhausen, guardou-a até hoje. Na solenidade também serão entregues à Casa da Memória documentos liberados pela Policia Federal referentes aos indiciamentos de dezenas de estudantes que participaram dos protestos naquele dia.

Irão se manifestar o cientista social Geraldo Barbosa, que na época era acadêmico de Medicina e diretor do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina; o oficial militar Nilo Marques; o jornalista e escritor Celso Martins, que na época fez cobertura dos fatos como repórter do jornal “O Estado”; e a cineasta Ana Carla Pimenta.

Na parte final da solenidade a Câmara de Vereadores homenageará a mãe do estudante Adolfo Luiz Dias, que representará as famílias dos estudantes presos e indiciados pelas autoridades militares de então.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img