Câmara de Vereadores tem a primeira mulher presidente da história de Florianópolis

PolíticaCâmara de Vereadores tem a primeira mulher presidente da história de Florianópolis

Casa dos Açores Museu Etnográfico, em Biguaçu, fecha para reforma estrutural e deve reabrir no primeiro semestre de 2027

Casarão administrado pela FCC fecha a partir desta quarta (4) para obras elétricas, hidráulicas, de telhado e de acessibilidade; oficinas e pesquisa seguem no espaço.

Festival Tambores do Axé leva “Uma Noite de Magia” a Biguaçu no dia 14 de novembro e abre o centenário de Mãe Hilca D’Iansã

Edição do festival reúne sete atrações no Centro de Eventos Fenix, sábado (14), às 21h, com arrecadação de alimentos para a Escola Pan-Africana Olodum Sul.

Villa Francioni abre a série Uvas e Vinhedos, que estreia nesta quarta-feira no canal Modo Viagem, da Globoplay

Vinícola pioneira em vinhos de altitude em Santa Catarina está entre as apresentadas pelo programa, que estreia às 20h30 desta quarta (4) no canal Modo Viagem.

Parque do Morro da Cruz ganha plano de manejo, com nove zonas e quase metade da área fechada à visitação

O Parque do Morro da Cruz, em Florianópolis, ganhou plano de manejo: nove zonas, 49,45% da área sem visitação e regras para o entorno. Veja o que muda.

Compartilhe

O dia 15 de agosto de 2022 ficou marcado na história do Legislativo da capital catarinense, depois que o comando da Câmara Municipal de Florianópolis foi assumido por uma mulher pela primeira vez em 296 anos. A vereadora Pri Fernandes (Podemos), segunda vice-presidente, ficará à frente da Casa Legislativa interinamente pelo período de sete dias.

A posse aconteceu porque o presidente eleito da Câmara, Roberto Katumi Oda (PSD), está ocupando o cargo de prefeito de Florianópolis durante a viagem do prefeito Topázio Neto ao Uruguai. “Hoje é uma semente que as mulheres plantam na Câmara, e com gestos assim, quem sabe muito em breve podemos ter uma mulher eleita, não por alguns dias, mas por dois anos à frente do Poder Legislativo Municipal”, disse o prefeito em exercício.

Para o primeiro vice-presidente da Casa, vereador João Cobalchini (União Brasil), que cedeu a posição para a vereadora, mais do que um ato de nobreza, é um ato de justiça. “São séculos que só homens estiveram à frente do parlamento, e hoje a vereadora Pri Fernandes se encontra nessa posição e vai fazer um excelente mandato, não tenho dúvida”.

Sobre o que a população pode esperar do seu mandato, a presidente destaca o combate À violência contra as mulheres. “Nós estamos no Agosto Lilás, que é um mês referente ao combate à violência contra a mulher, então nós queremos reforçar essa pauta nessa semana para mostrar o quanto é importante a nossa luta para que a gente consiga cessar o máximo possível a violência contra as mulheres”, disse.

Presente da cerimônia de posse, a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, comemorou a conquista, destacando a necessidade de cada vez mais mulheres ocuparem cargos de liderança. 

“É necessário que aconteça a inclusividade de mulheres em cargos importantes, e que a sociedade possa perceber, com elas no comando, o quanto elas podem fazer a diferença na vida do cidadão. Nós mulheres quando deixamos nosso nome a disposição para cargos de comando, a nossa responsabilidade é muito maior, ainda infelizmente, do que dos nossos colegas homens que assim os ocupam. Nós nos sentimos, além de comprometidas, responsáveis por querer fazer sempre mais”, afirmou a advogada.