19.9 C
fpolis
sexta-feira, maio 24, 2024
Cinesystem

Câmara Municipal de Florianópolis recebe Exposição Maloca Nossa Luta 

spot_img

Câmara Municipal de Florianópolis recebe Exposição Maloca Nossa Luta 

spot_imgspot_img

Neste mês que comemora o Dia Internacional dos Povos Indígenas, até o dia 23 de agosto a Câmara Municipal de Florianópolis recebe a Exposição Maloca Nossa Luta, na galeria dos Ex-Presidentes.

A exibição visa demonstrar, através de fotos, a trajetória de lutas percorridas pelos estudantes da Ocupação Maloca – UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), além de mobilizações realizadas contra o marco temporal, à procura de mais ações de permanência estudantil ao longo de 2022.

Laura Parintintin, responsável pela exposição, contou sobre a composição das 63 obras que se dividem em 3 momentos diferentes da linha histórica da Ocupação. “A exposição faz alusão ao Dia Internacional dos Indígenas, e vai contar um pouco da trajetória e da luta dos estudantes indígenas, principalmente, por moradia. Elas vão contar um pouquinho através das fotos, através das legendas, como tem sido nossa atuação dentro da universidade. Temos muitas outras coisas para além de estudar e estar em sala de aula”, ressalta. 

A Vereadora Cíntia Mandata Bem Viver (PSOL) destacou a relevância presente no ato da abertura das portas da Casa para a iniciativa. “É muito importante que a Câmara Municipal de Florianópolis esteja recebendo essa exposição para que possamos enaltecer, valorizar e reconhecer a presença dos povos indígenas na nossa cidade, tanto dos que já passaram por aqui, dos que já estão aqui, e dos que estão por vir também”, concluiu. 

Em Santa Catarina, a presença dos indígenas se dá pelos povos Guarani, Kaingang e Laklãnõ Xokleng, reunindo mais de 16 mil originários ao todo. A estadia desses povos na cidade é um direito proveniente da Constituição Federal, fundamentada através do direito à liberdade de locomoção, pelo princípio da autodeterminação indígena e pelo direito à cidade. Desta forma, é possível garantir que o indígena viva e transite em espaços urbanos de forma legal.

O local está aberto para receber visitas de todos os que desejam prestigiar a mostra, de segunda a sexta-feira, das 13:30 às 19:30.

Foto: Édio Hélio Ramos / CMF

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img