15.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Camerata apresenta “Villa-Lobos para Crianças” em escolas públicas da Grande Florianópolis

spot_img

Camerata apresenta “Villa-Lobos para Crianças” em escolas públicas da Grande Florianópolis

spot_imgspot_img

A Camerata Florianópolis teve o projeto “Villa-Lobos para Crianças” aprovado pela Lei Aldir Blanc e a partir desta quinta-feira (24) estará se apresentando com o seu octeto de cordas em quatro escolas públicas da Grande Florianópolis. As apresentações serão exclusivas para os estudantes das escolas selecionadas e visam a formação de plateia para a música orquestral.

Serão desenvolvidas dinâmicas de interação com os alunos durante os concertos e preparação de atividades prévias junto aos professores das respectivas escolas. Nos dias que antecedem as apresentações, os estudantes assistem ao vídeo de animação “O Maestro do Tempo” (produzido em 2014 por alunos do Projeto Animação, de Vitória-ES), que conta a história de Villa-Lobos. O vídeo também está disponível no Canal YouTube da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

Com a direção artística do maestro Jeferson Della Rocca, o octeto começa suas apresentações nesta quinta, às 10h, na Escola Professor Febrônio Tancredo de Oliveira (CAIC), no Passa Vinte, em Palhoça. No dia seguinte, às 16h30, estará na Escola de Educação Básica Simão José Hess, na Trindade, em Florianópolis. Estas duas apresentações contarão com a participação especial da soprano Carla Domingues. No dia 3 de março, o encontro será na Escola Básica Municipal José Amaro Cordeiro, no Morro das Pedras, na Capital. E a última apresentação será no Colégio Municipal Maria Luiza de Melo, no Kobrasol, em São José, dia 4, também às 16h.

O repertório utilizado será de arranjos de canções do folclore brasileiro, catalogadas por Villa-Lobos em seu “Álbum de Canções Infantis” e a coletânea “Cirandinhas”. Os arranjos e orquestrações foram feitos pelo arranjador Alberto Heller. Entre as músicas que serão tocadas estão: Fui no Itororó, Ciranda Cirandinha, A Canoa Virou, Capelinha de Melão.

Produzido por Maria Elita Pereira e sua equipe, com parceria da 20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, a apresentação será realizada através do Governo Federal e da Lei Aldir Blanc 2021 de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura/ Conselho Estadual de Cultura / Ministério do Turismo / Secretaria Especial da Cultura / Governo do Estado de Santa Catarina.

SOBRE A LEI ALDIR BLANC

Ela foi criada para homenagear o compositor de sucessos como Dois Pra Lá, Dois Pra Cá, Corsário, Resposta Ao Tempo, Amigo É Pra Essas Coisas, Vida Noturna, que partiu em decorrência da Covid-19, em maio de 2020. A Lei que ganhou o nome Aldir Blanc tem por objetivo ajudar o mundo da cultura, um dos que mais sofreu com a chegada da pandemia no país.

Fotos: Tóia Oliveira

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img