20.8 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até dia 10 de maio

spot_img

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até dia 10 de maio

spot_imgspot_img

Este ano, Santa Catarina registrou cinco casos de contaminação por Influenza, dentre 151 suspeitos. Outras seis pessoas estão sob investigação médica. Dos contaminados, quatro o foram com o vírus H3N2 e um com o vírus H1N1. Apesar dos casos de contaminação, Santa Catarina é o estado brasileiro que mais vacinou pessoas contra a gripe. 71% da população pertencente aos grupos prioritários já foram imunizadas, somando 705 mil doses aplicadas. A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza foi prorrogada até 10 de maio.

Dos 295 municípios catarinenses, 76 atingiram a meta mínima de 80% de cobertura nos grupos prioritários. Fazem parte dos grupos prioritários as mulheres que tiveram filhos até 45 dias antes da data de vacinação (puérperas), portadores de doenças crônicas, gestantes, povos indígenas, crianças com idade entre seis meses e dois anos incompletos, pessoas com 60 anos ou mais e população carcerária. Os trabalhadores que atuam nos serviços públicos e privados em diferentes níveis de complexidade, voltados para a promoção e assistência à saúde também serão vacinados.

O gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), Eduardo Macário, lembra que as crianças que tomaram a primeira dose da vacina este ano devem voltar a um posto de saúde em 30 dias para receber a segunda dose. Já as que se imunizaram no ano passado, uma única dose basta.

Este ano, a vacina protegerá contra três tipos de vírus: o Influenza A H1N1, o A H3N2 e o B. “Há dois grupos de pessoas que não podem tomar a vacina. As que são alérgicas a ovos e as que tiveram histórico de reação a vacinas anteriores”, esclarece Macário.

Medidas preventivas

O gerente de imunização destaca que, além da vacina, algumas medidas para prevenir a gripe devem ser tomadas, como lavar as mãos e utilizar álcool gel, cobrir o nariz e a boca ao espirrar. E quando sentir os sintomas da gripe, a pessoa deve sempre procurar o médico, mesmo que tenha sido vacinada.

A circulação do vírus influenza ocorre durante todo o ano. A tendência é que a circulação aumente no período de inverno. Por isso, os profissionais da saúde pedem que as pessoas dos grupos prioritários se imunizem para que não evoluam para casos de gripes mais graves ou até a morte.

Desta forma, por orientação do Ministério da Saúde, os 1,8 mil postos de vacinação distribuídas nos 295 municípios catarinenses ficarão abertos em período integral, ficando a critério de cada cidade sua abertura aos sábados para facilitar o acesso da população.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img