19 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Campanha ´Investida pelo respeito e pela paz`

spot_img

Campanha ´Investida pelo respeito e pela paz`

spot_imgspot_img

Em continuação aos 18 anos do Estatuto da Criança e Adolescente, onde direitos e deveres são reafirmados, estamos promovendo a campanha ´Investida pelo respeito e pela paz`, que terá início no período do dia 20/11, Semana da Consciência Negra no ano em que fazem 120 anos da Abolição da Escravatura e culminando com a comemoração dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos no dia 10 de dezembro. O lema escolhido foi “DO RESPEITO SURGE A PAZ!”.

Objetivo: Provocar ações de debate, reflexão e conscientização que ajude na melhoria das relações entre as pessoas reafirmando o compromisso de cada um com um coletivo mais respeitoso, sensibilizando-os a se tornarem também “vigilantes do respeito” e “agentes da paz”!

Como? A Comissão Organizadora está produzindo materiais pedagógicos como um Caderno de Sugestões de Atividades para a Sala de Aula, um vídeo com animações sobre os 30 artigos da DUDH produzidos pela Anistia Internacional e narração nossa local, um CD com músicas sobre a questão, a ser trabalhado em grupos e 50 mil cópias-folder da Declaração Universal dos Direitos Humanos para que os estudantes possam trabalhar em sala e levar para suas famílias (Outras 50 mil para ser usado após por outras escolas)

Vários eventos já têm acontecido desde o dia 20/11 na semana da Consciência Negra, mas a abertura oficial se dará no “1º Festival das Escolas Abertas de Florianópolis” no dia 06/11 que acontecerá na Escola Bás. Luiz Cândido da Luz (Vargem do Bom Jesus – Flopis).

A culminância será no dia 10/12/08 Comemoração 60 anos da Declaração DDHH, das 10h às 12h no Auditório da Reitoria da UFSC. Se o tempo estiver bom no dia, o “Mosaico pelo Respeito e pela Paz” será montado bem em frente ao prédio da Reitoria, lugar chamado de Praça da Cidadania da UFSC.

Este MOSAICO PELO RESPEITO E PELA PAZ consistirá de uma agrupamento de peças colocadas lado a lado formando um painel para fotografarmos.As peças (pinturas e cartazes) serão produzidas nas Escolas, Entidades e público em geral (cada peça terá tamanho máximo A3 ((30cm x 40cm aproximadamente)) para indivíduos e A1 para instituições), que permanecerá das 9h às 13h deste dia para registros visuais e Comemoração. TODA A COMUNIDADE É CONVIDADA A PARTICIPAR. As peças serão “registradas” no verso com “Certificado de Participação” e cada autor/escola levará sua peça de volta, num gesto simbólico da paz compartilhada. O evento contará também com apresentações culturais numa cerimônia no Auditório da Reitoria da UFSC.

Dentre as apresentações estão o grupo de street-dance Milenium de Itajaí, campeão nacional de dança e outras surpresas musicais famosas que estarão prestigiando. O INGRESSO PARA O EVENTO MUSICAL SERÁ TRAZER UM “LADRILHO” ou uma peça de arte PARA compor a foto do Mosaico (que a pessoa poderá retirar de volta já à tarde, depois da 13h). ((Isso porque só cabem 200 pessoas no Auditório)). O MOSAICO SERÁ MONTADO À PARTIR DAS 9h do dia 10/12.

Fonte: Comissão Organizadora da INVESTIDA PELO RESPEITO E PELA PAZ
Sob iniciativa da UFSC/MOVER – Núcleo de Educação Intercultural e Movimentos Sociais, da ACCT – Associação Catarinense de Conselhos Tutelares, do Instituto Geração Criança através do Coletivo de Aprendizado sobre Protagonismo Juvenil CAPROC, da Secretaria de Educação de Florianópolis, do CCEA e diversas Escolas, assim como outras entidades e grupos.

A coordenação desta Comissão está sendo coordenada por Luiz Antonio Ryzewski (9985-8270)
e-mail: luiz.antonio@grad.ufsc.br / violencianao@yahoo.com.br
tel Núcleo MOVER/UFSC 3721-8702

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img