27.5 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Campanha realizada em Florianópolis alerta para riscos do AVC e destaca importância da prevenção

spot_img

Campanha realizada em Florianópolis alerta para riscos do AVC e destaca importância da prevenção

spot_imgspot_img

O AVC é uma das maiores causas de morte e incapacidade no mundo. No Brasil já é a segunda causa de morte e incapacidade, com enorme impacto econômico e social, podendo ocorrer em qualquer idade, incluindo crianças. Provocar as pessoas para encontrar um razão na vida que as motive para prevenir o Acidente Vascular Cerebral (AVC), este é o objetivo do slogan da Campanha Nacional de Combate ao AVC 2017, promovida pela Organização Mundial do AVC (WSO) e no país pela Rede Brasil AVC, com a finalidade de alertar e orientar a população sobre esta doença. Em Florianópolis, o Beiramar Shopping abraçou a campanha, trazendo para dentro do empreendimento ações de caráter informativo para alertar e despertar na sociedade a importância da prevenção a esta doença. “Todos nós podemos fazer algo para prevenir o AVC, levar informação é o primeiro passo em busca de uma mudança na sociedade. Desta forma, colocamos o Beiramar Shopping como uma grande vitrine para a ação, visando melhorar a consciência individual e coletiva sobre o risco de AVC”, destaca Carlos Pamplona Jr, gerente de marketing do Beiramar Shopping.

No shopping a campanha será realizada nos dias 27 e 28 de outubro, sob coordenação da médica Gladys Lentz Martins, coordenada da Campanha de Combate ao AVC em Florianópolis. “Das 15h às 19h estaremos na área da praça de alimentação fazendo intervenção com o público, com a distribuição de material informativo, aferição de pressão arterial e glicemia, além de esclarecimentos e dicas simples que podem ajudar na prevenção e detecção precoce de acidente vascular cerebral. Quanto mais rápido o paciente for atendido, maiores as chances da redução de sequelas, por isso é importante esse grande alerta. E mais, pergunto para a sociedade: Qual seu motivo para prevenir um AVC?”, explica a médica Gladys Lentz Martins.

“Nosso foco será sempre a prevenção, porém, temos quatro dicas simples que podem auxiliar na detecção de um AVC. A sigla SAMU viralizou: sorriso (durante o AVC a boca fica torta), abraço (perda de força muscular e coordenação de membro), mensagem (confusão mental, incapacidade de repetir ou articular mensagens simples) e urgência (busque ajuda o mais rápido possível)”, completa a médica.

Um dos objetivos da Rede Brasil AVC deste ano é mostrar à população que o AVC pode ser evitado em até 90% dos casos e para isso, disseminar informações é algo absolutamente fundamental. 

Como reduzir o risco de AVC?

90% dos AVCs estão ligados a 10 fatores de risco evitáveis. Conheça:

– Controle a pressão alta;

– Prática de exercícios físicos moderados regularmente;

– Dieta saudável e balanceada (mais frutas e verduras, menos sódio);

– Cuidado com colesterol;

– Peso adequado;

– Não fumar e evitar exposição passiva ao cigarro;

– Reduzir a ingesta de álcool (homens: 2 doses/dia, mulheres 1 dose/dia);

– Identificar e tratar fibrilação atrial (arritmia cardíaca);

– Reduzir o risco de diabetes;

– Aprender sobre o AVC.

“Para fechar a Campanha em Florianópolis será realizada, no dia 29 de outubro de 2017, Dia Mundial do AVC, uma caminhada na avenida Beira-mar Norte, a partir das 10hs da manhã, com objetivo de disseminarmos informação e por isso, chamamos toda a população para que se engaje nessa ação”, finaliza a coordenada da Campanha de Combate ao AVC em Florianópolis.

Serviço:

O que: Campanha Mundial de Combate ao AVC 2017

Quando: 27 e 28 de outubro

Onde: praça de alimentação no Beiramar Shopping

Horário: das 15h às 19h

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img