24.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Campeonato Catarinense terá nova fórmula em 2014

spot_img

Campeonato Catarinense terá nova fórmula em 2014

spot_imgspot_img

O Campeonato Catarinense de 2014 terá uma nova fórmula. A novidade foi definida na última sexta-feira, 4, na sede da Federação Catarinense de Futebol durante o Conselho Técnico. O Campeonato começará no dia 26 de janeiro, terminando no dia 13 de abril.

Na 1ª etapa, turno único, os clubes se enfrentarão todos entre si somente em jogos de ida. Os cinco clubes que obtiveram as cinco primeiras colocações no Campeonato Catarinense 2013 farão cinco partidas como mandantes.

Após as nove primeiras rodadas do turno único, os quatro melhores colocados seguem na disputa do título e estarão classificados ao Quadrangular. Já os seis últimos colocados vão disputar um Hexagonal.

Depois de muitas discussões entre os clubes (realizadas desde julho), a fórmula definitiva foi debatida coletivamente entre os profissionais da Federação e os presidentes de clubes, sendo que apenas o presidente da Chapecoense, Sandro Pallaoro, não compareceu em virtude de percalços com deslocamento.

Tabela

No decorrer da próxima semana, o Departamento de Competições da Federação Catarinense de Futebol irá divulgar a tabela oficial do Campeonato Catarinense da Série A de 2014.

Nomenclatura
Atendendo proposta da SCClubes, a Federação alterou a denominação dos antigos Campeonatos Catarinenses das Divisões Principal, Especial e de Acesso, que passam a ser denominados Campeonatos Catarinenses das Séries A, B e C, seguindo as nomenclaturas utilizadas pela Confederação Brasileira de Futebol.

Quadrangular
Tanto o quadrangular quanto o hexagonal serão disputados em turno e returno. Os dois primeiros colocados do quadrangular serão os finalistas da Série A 2014 e garantem duas vagas na Copa do Brasil 2014, sendo que a equipe que obtiver melhor campanha no Quadrangular decide o título como mandate.

Caso uma equipe que não tenha calendário definido nas Séries A, B e C esteja classificada para o quadrangular, a mesma já será a representante catarinense na Série D.

Finais
Na decisão, a equipe que somar mais pontos ao final dos dois jogos será campeã. Persistindo o empate no número de pontos, a equipe com melhor saldo de gols fica com o título. Caso as equipes sigam empatadas no saldo de gols, a equipe mandate será declarada campeã.

Hexagonal 
No hexagonal as seis equipes se enfrentarão em turno e returno, a equipe que somar mais pontos será a quinta colocada da Série A 2014 e conquistará a terceira vaga da Copa do Brasil, assim como a última vaga de SC na Série D do Campeonato Brasileiro.

Os dois últimos colocados do hexagonal serão rebaixados à Série B do Campeonato Catarinense em 2015.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img