18.5 C
fpolis
sábado, outubro 16, 2021
cinesytem

Catarinense transforma em documentário o processo de recriar capas de discos da Xuxa

spot_img

Catarinense transforma em documentário o processo de recriar capas de discos da Xuxa

spot_img

Influenciadora digital Aline Callai mergulhou na estética dos anos 1980 e 1990 para celebrar a era de ouro da rainha dos baixinhos.

A experimentação de linguagens artísticas para trazer aspectos de décadas passadas permeia o trabalho da influenciadora digital catarinense, Aline Callai. Ela fez do ambiente online o lugar ideal para expressar sua visão pop de mundo. A iniciativa deu tão certo que seu próximo passo é o desenvolvimento de um documentário que trará muito das estéticas brasileiras oitentista e noventista, sobretudo as relacionadas ao universo de programas televisivos da apresentadora Xuxa.

No fim de 2014, quando a palavra blogueira ainda não estava tão popularizada, Aline criou o Nouvelle Blog para publicar textos sobre moda. A paixão pelo tema surgiu quando ainda criança, inspirada pelas longas botas que Xuxa usava em seus programas infantis. Nos últimos anos, a influenciadora fez história ao promover festas temáticas de aniversário que não podiam deixar de fazer referência aos anos 1990.

No início de 2020, ela começou a se dedicar à produção de conteúdos sobre cultura pop, voltados às redes sociais. Entre seus destaques autorais, está a série de vídeos intitulada Ritmo e Moda, exibida em seu canal no YouTube e no IGTV. Os conteúdos contavam a história da música por meio da moda e tiveram um alto índice de engajamento. De lá para cá, em seus materiais criados, há o predomínio de referências a formas, cores e estilos de um tempo que deixou saudade em muitos.

“Sou bem nostálgica e saudosista. Nasci em 1985 e adoro tudo o que remete aos anos 80 e 90. Depois da pandemia, muita gente começou a repensar a sua vida e o seu trabalho. Eu estava trabalhando no automático, faltava brilho nos meus olhos. Queria trabalhar com minha alma. Para tanto, fui reencontrar a Aline criança e adolescente”.

Em maio deste ano, surgiu o momento certo para atingir o seu objetivo. Aline lembra que foi em um dia frio, quando estava fotografando na Pedra Branca, com pouca iluminação natural, que a sua fotógrafa, Camila Miranda, sugeriu finalizar a sessão de fotos no apartamento da influenciadora. Chegando lá, Aline recriou a famosa pose estampada na capa do disco Xou da Xuxa, de 1986. Ao postar a imagem nos Stories do  Instagram, junto com a música Doce Mel, viu o quanto as pessoas podem se conectar com uma fotografia.

“Houve um engajamento muito grande. É mais uma prova de que a Xuxa ainda fascina quem foi criança na época em que ela apresentava programas infantis. Assim surgiu a ideia de fazer algo envolvendo a apresentadora”.

A partir de então, começou a fase da execução dos figurinos e, em agosto, ela reproduziu as sete capas dos discos da Xuxa, lançados entre 1986 e 1992. E a empolgação foi tanta que convidou mais seis amigas para recriarem a capa do primeiro disco das Paquitas, de 1989. O resultado dessas iniciativas, divulgado no Instagram, foi todo registrado. E é esse material que Aline vai usar como base para o documentário, produzido em parceria com a produtora de Florianópolis, Voa Filmes.

Entre outubro e novembro, ela irá ao Rio de Janeiro para entrevistar paquitas, estilistas e outros profissionais que participaram desta era de ouro da Rainha dos Baixinhos. A intenção é que Xuxa também participe e, para tanto, contatos já estão sendo articulados.

“Minha ideia inicial era fazer vídeos sobre esse processo para o YouTube, mas o projeto ficou tão mais amplo que resolvemos fazer o documentário com mais profissionais e informações para contextualizar um período que ficou marcado na vida de muita gente”.

Enquanto o documentário está sendo desenvolvido, com previsão de lançamento para o ano que vem, o público pode acompanhar todo o  trabalho nas redes sociais da catarinense: Instagram – @alinecallai / YouTube – Aline Callai

editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img