23.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Epagri lança edital para selecionar produtores de semente de milho

spot_img

Epagri lança edital para selecionar produtores de semente de milho

spot_imgspot_img

Está aberto até 7 de outubro edital para seleção de produtor especializado em sementes de cultivares de milho. A reprodução se dará a partir de semente genética fornecida pelo Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar (Epagri/Cepaf). A empresa selecionada vai produzir, sem exclusividade, sementes dos cultivares de milho SCS154 Fortuna, SCS155 Catarina e SCS156 Colorado, todos desenvolvidos pela Epagri/Cepaf.

As propostas serão recebidas até o dia 7 de outubro, às 9h. Imediatamente após este horário começa a análise dos interessados. A entrega dos envelopes com as propostas deve ser feira na sede da Epagri/Cepaf, em Chapecó, na Servidão Ferdinando Ricieri Tusset, s/n°, Bairro São Cristóvão.

Podem participar do processo produtores de semente de milho do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A seleção é aberta a pessoas físicas e jurídicas, inscritas no Registro Nacional de Sementes e Mudas (RENASEM) como produtores de semente de milho. O contrato terá vigência de dez anos.

A chamada pública consta do edital nº 0120/2021, disponível no portal de compras do governo do Estado. Mais informações no setor de licitações da Epagri, pelo e-mail licitacao@epagri.sc.gov.br, ou telefone (48) 3665-5384.

Milho VPA

Os milhos desenvolvidos pela Epagri são do tipo VPA (Variedade de Polinização Aberta) e demandaram mais de uma década de estudos cada um. Para chegar aos milhos VPA, os pesquisadores da Epagri escolheram grãos de plantas com as características que desejavam reproduzir. Essas sementes foram cultivadas num mesmo espaço e foram se cruzando naturalmente. Ao longo de seis ou sete gerações as espigas melhores foram selecionadas, até que se chegou a uma nova variedade de polinização aberta.

Felipe Bermudez, pesquisador da Epagri/Cepaf, explica que o milho VPA é diferente do transgênico e do híbrido. Ele é resultado de melhoramento genético em campo, sem alteração de genes em laboratório. É um produto rústico, muito adequado à produção familiar, já que não exige grandes investimentos em tecnologia, como adubação e defensivos. O custo da semente também é bem mais acessível a pequenos agricultores, na comparação com híbridos e transgênicos.

A grande plasticidade genética é um dos segredos do bom desempenho a campo dos milhos VPA da Epagri. Como uma planta é geneticamente diferente da outra, o VPA pode sofrer com variações climáticas, doenças e pragas, mas apresenta maior estabilidade que o híbrido, evitando perdas maiores de safra. No caso dos híbridos, como as plantas são geneticamente muito parecidas, terão reações similares a situações de estresse, gerando perdas maiores no caso de ocorrência desses imprevistos.

Clique aqui para ler o edital nº 0120/2021.

Foto: Milho VPA é resultado de melhoramento genético em campo, sem alteração de genes em laboratório

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img