16.5 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Catedral Metropolitana será reinaugurada com festa neste domingo

spot_img

Catedral Metropolitana será reinaugurada com festa neste domingo

spot_imgspot_img

Nas comemorações dos 283 anos de Florianópolis, os moradores da cidade vão poder contemplar novamente um importante patrimônio histórico do município. Fechada há quatro anos para reforma, a Catedral Metropolitana da Capital será reaberta com festa neste domingo (22/03), a partir das 19h. O evento promete encantar o público com missa celebrada pelo arcebispo de Florianópolis, Dom Murilo Krieger, participação do coral Santa Cecília, e inauguração da iluminação artística da fachada do prédio. Às 21h, haverá apresentação do Coral das Mil Vozes e da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, além de encerramento com um grande show pirotécnico na área central.

Com 297 anos de existência, a Catedral Metropolitana estava fechada ao público desde fevereiro de 2005 devido a problemas de segurança detectados em 2004. Porém, a decisão pela interdição só foi tomada depois que resultados de um laudo técnico emitido pelo Escritório Piloto de Engenhara Civil da Universidade Federal de Santa Catarina constataram os problemas.

De acordo com o documento, o prédio tinha infiltração e estava com a estrutura dos arcos comprometida por cupins, podendo não mais suportar o peso do telhado, o que colocava em risco a vida dos fiéis que diariamente iam à igreja. Uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura da Capital viabilizou a restauração do prédio histórico, em duas etapas, representando um investimento de R$ 7,2 milhões. O projeto de restauro será finalizado com novas etapas de trabalho que iniciam em maio, viabilizadas por novas parcerias financeiras captadas através da Lei Rouanet.

Serviço: Reinauguração da Catedral Metropolitana

Domingo – 19h

Programação gratuita

19h – Missa com Dom Murilo Krieger
20h15 – Descerramento da placa
21h – Apresentação do Coral das Mil Vozes
21h30 – Apresentação do Ballet Bolshoi
22h – Show pirotécnico Largo da Catedral

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img