21.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Florianópolis lança campanha inédita contra desperdiço de água

spot_img

Florianópolis lança campanha inédita contra desperdiço de água

spot_imgspot_img

Hoje e amanhã (21 e 22 de março – Dia Mundial da Água) barcos a vela trarão mensagens com dicas de economia de água.

Os grandes vilões do desperdício da água serão lembrados na Regata pela Copa Verde, que acontece na Lagoa da Conceição, em Florianópolis. Mais de 50 barcos da classe Slalom e Fórmula , além de competir pela I Etapa do Circuito ACW 2009, levarão em suas velas alguns dos principais desperdícios cometidos no uso da água, em um evento educativo que terá ainda palestras, jogos e distribuição de cartilhas sobre o que não se deve fazer ao lavar roupa, a casa e na higiene pessoal, entre outros.

O evento é uma iniciativa do Sinaenco SC (Sindicato da Arquitetura e da Engenharia), da consultoria especializada em Uso Racional da Água H2C, da Eco Arenas e da Associação Catarinense de Windsurf , e aproveitará o fato de o Brasil sediar o mundial de 2014 de futebol para mostrar para o mundo como deverá ser o Brasil de 2015 (pós-copa). “Queremos aproveitar o dia mundial da água para conscientizar a população e estimular o uso racional deste importante recurso natural. Além disso o evento também difundirá a mensagem de que os estádios que serão construídos/reformado para o mundial da Fifa devem ser sustentáveis” , destaca Adão dos Santos, vice-presidente do Sinaenco SC.

Para o arquiteto Vicente de Castro Mello o Brasil tem a chance de fazer a maior ação coordenada de green building do mundo, e isso traria não apenas benefícios ambientais, como também seria excelente para a imagem do país. “Seriam estádios ecológicos, construídos de forma a causar o menor impacto ambiental possível, sem desperdício de materiais e com maior eficiência energética. Parte de sua demanda interna de água e energia seria suprida por painéis fotovoltaicos para captura de energia solar e por sistemas de coleta de água da chuva, que seria tratada e reaproveitada na irrigação do campo e em instalações sanitárias. O escritório Castro Mello tem tradição no ramo esportivo: antes de ir para o ramo da arquitetura, o fundador (e avô de Vicente), Ícaro de Castro Mello, foi campeão sul-americano de salto em altura e decatlo e competiu nas Olimpíadas de 1936 em Berlim. Hoje, Eduardo e Vicente de Castro Mello, pai e filho, estão à frente da empresa – e da campanha pelas EcoArenas.

Velejando pela Copa Verde, 21 e 22 de março, a partir das 11 horas,no Clube Ventuus – Lagoa da Conceição, Av. das Rendeiras, nº 1672.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img