22.1 C
fpolis
domingo, abril 28, 2024
Cinesystem

Centro Integrado de Cultura

spot_img

Centro Integrado de Cultura

spot_imgspot_img

A nova reforma do CIC inicia dia 7 de maio e deve estar concluída em março de 2010

Depois de comemorar 60 anos com uma exposição, o Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) ganhou uma data para o início da repaginada geral. O governador Luiz Henrique da Silveira assinará no dia 6 de maio a ordem de serviço para o início da reforma, ampliação e modernização do Centro Integrado de Cultura (CIC), da Capital, onde o museu está localizado. A solenidade vai marcar o último dia da exposição Masc 60 anos.

A empresa vencedora da licitação para a primeira fase das obra foi a Salver Empreiteira de Mão-de-Obra Ltda., de Ituporanga. A presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Anita Pires, explica que na prática as obras já estão em andamento desde a semana passada, após uma reunião entre ela, a diretoria do Deinfra e a empresa vencedora.

– O prédio vai voltar a ser como era no projeto original – destaca Anita.

Uma reunião foi realizada na quarta-feira passada, na qual foi estabelecido o cronograma de trabalho. As obras começaram pelo telhado – que será impermeabilizado para evitar a ocorrência de goteiras, que atrasaram o início a exposição da Coleção Gilberto Chateaubriand no ano passado – pela área das oficinas e pelos camarins.

O museu receberá intervenção a partir de 7 de maio. O canteiro de obras ficará no estacionamento atrás do CIC e as obras do Masc serão abrigadas numa parte refrigerada do museu. Enquanto o Masc estiver em obras, parte do acervo seguirá em exposição itinerante pelo Estado. Blumenau será a primeira cidade a recebê-la.

– O CIC tem especificidades próprias. Faremos a reforma num ambiente que abriga obras cujo valor é incalculável. Orientamos a empresa a seguir alguns critérios e não interferir no ambiente de maneira a não prejudicar as obras, que valem milhões – explicou o diretor de obras civis do Deinfra, engenheiro Luiz Carlos Marinho Cavalheiro.

Serão trocadas a refrigeração, a parte hidráulica, elétrica e as esquadrias. O Teatro Ademir Rosa encerrou as atividades com o show de Ney Matogrosso em 7 de abril. A reforma do teatro, no entanto, será contemplada por outro edital. Anita informa que na semana que vem, uma comissão formada pelo arquiteto Marcos Fiúza, a diretora de patrimônio da FCC Simone Harger e o técnico de espetáculos Irani Apolinário irá à Funarte, no Rio de Janeiro, para receber orientações sobre tecnologias avançadas em cenotecnia, som e iluminação.

No dia 6 de maio, além da ordem de serviço, o governador assinará um decreto que estabelece um convênio com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Anita explica que, a partir de então, todas as obras na área de cultura receberá propostas de arquitetos em relação à estética, ao paisagismo e ao impacto visual no ambiente.

– A ideia é democratizar o acesso e agregar valor a esses equipamentos culturais – destaca Anita.

A licitação para o novo mobiliário e a decoração do CIC, por exemplo, poderão ser incluídos nesse convênio. O cinema não tem prazo para encerrar as atividades, o que deve ocorrer no prazo limite. Anita afirma que depois de iniciadas a obras ali, ficará fechado “o mínimo possível”, que seria aproximadamente dois meses. A presidente da FCC declara ainda que todo o CIC deve ficar pronto até março de 2010.

(Por Alícia Alão – Variedades / Diário Catarinense – 20/04/2009)

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img