23.3 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Centro Universitário de São José lança consulta pública para abertura de novos cursos

spot_img

Centro Universitário de São José lança consulta pública para abertura de novos cursos

spot_imgspot_img

O Centro Universitário Municipal de São José (USJ) lançou consulta pública para conhecer a opinião da população sobre a abertura de novos cursos de graduação na instituição de ensino superior.

A reitoria do USJ e a prefeita Adeliana Dal Pont vêm discutindo propostas para a expansão do Centro Universitário e, uma das iniciativas, foi abrir a pesquisa para que a comunidade contribua com o processo de escolha de novos cursos.

Os cursos foram escolhidos previamente por serem os cinco mais procurados do Brasil. Para participar, o cidadão deve clicar em um dos cursos: Gestão Comercial; Gestão Pública; Gestão de Recursos Humanos; Licenciatura em Letras Português/Inglês e Logística, no site do USJ.

O projeto de expansão foi iniciado em 2014 com a abertura do curso de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Desde então, vem sendo estudado a possibilidade de abrir novos cursos e a gestão atual continua trabalhando para atender a necessidade da população e no projeto de desenvolvimento institucional está previsto ampliação de cursos.

Em apenas dois dias de consulta, aproximadamente 300 acessos já foram registrados. Inicialmente, o curso de Gestão Pública é o mais cotado, seguido pelo curso de Gestão de Recursos Humanos e Licenciatura em Letras.

Atualmente, o USJ conta com 1.069 alunos matriculados nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia, Ciências de Religião e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS).

Ciências da Religião

Diante do planejamento que prevê a expansão e o fortalecimento do USJ, surgiu a necessidade de verificar a permanência do curso de Ciências da Religião, que atualmente conta com apenas 41 alunos, gerando uma média de cinco alunos por turma.

Desde a criação, o curso sempre apresentou uma baixa demanda de interesse e, considerando que poucas pessoas participam de vestibulares e realizam a matrícula, cerca 60% dos alunos ainda desistem durante o andamento e não concluem o curso. Um exemplo é a próxima formatura, que terá apenas três alunos na colação de grau.

Dos 800 formados pelo USJ em 10 anos, apenas 50 se graduaram em Ciências da Religião. Já houve formatura da instituição com apenas um aluno colando grau. Diante deste cenário, o Centro Universitário pretende cumprir a lei e otimizar os recursos para abrir novos cursos e proporcionar à população de São José com novas oportunidades de mercado de trabalho.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img