16.9 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Exposição gratuita mostra a riqueza cultural dos municípios de cultura alemã em SC

spot_img

Exposição gratuita mostra a riqueza cultural dos municípios de cultura alemã em SC

spot_imgspot_img

Divulgar a riqueza cultural, histórica e os atrativos turísticos de municípios de cultura alemã em Santa Catarina é o objetivo da exposição ‘Caminhos da Imigração alemã’, que chega ao Continente Shopping nesta terça-feira, 3.  A associação, que dá nome à exposição, é composta por integrantes dos municípios de Águas Mornas, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio e São Pedro de Alcântara. A exposição ficará aberta a visitação gratuita até 30 de maio. 

A mostra é inédita e possui painéis que contam a história de cada município, fotos e textos sobre seus atrativos turísticos. Além disso, a exposição traz diversos objetos históricos como as curiosas ‘Caixa de casamento’ e a ‘Benção da casa’, itens raros nos dias atuais.

A ‘Caixa de casamento’, segundo o organizador da exposição, Daniel Silveira, naquela época era um presente do padrinho aos noivos. Ali eram guardados em uma caixa um segredo de cada cônjuge que só poderia ser revelado após sua morte. “Tratava-se de uma tradição entre descendentes alemães que cumpriam um ritual envolvendo a caixa. Hoje, lamentavelmente, o ritual não é mais praticado e são raríssimas as caixas que ainda existem em nossa região”, comenta. A caixa da mostra pertenceu a Nicolau Schwambach e Catharina Werlich, colonos moradores da comunidade Rural da Invernada, em São Pedro de Alcântara.

Já a outra curiosidade, a ‘Benção da casa’ era um quadro que trazia o versículo bíblico ‘Deus abençoe nossa casa e os que nela entram e saem’. De acordo com Daniel, a maioria dos quadros foram destruídos durante a Segunda Guerra Mundial na Campanha de Nacionalização no Governo de Getúlio Vargas, quando os alemães e teuto-brasileiros foram discriminados e perseguidos. Outros elementos como cartas antigas, objetos de carpintaria e um toca discos antigo também estarão expostos. A mostra é gratuita e fica até o dia 30 de maio na praça central do empreendimento.

 Serviço

O quê: exposição ‘Caminhos da Imigração Alemã’

Quando: de 03 a 30 de maio

Onde: na praça central do Continente Shopping

Quanto: visitação gratuita

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img