16.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Cerca de 650 mil pessoas pularam o Carnaval em Florianópolis

spot_img

Cerca de 650 mil pessoas pularam o Carnaval em Florianópolis

spot_imgspot_img

Com o slogan “A alegria nos aproxima”, o Carnaval 2013, organizado pela Prefeitura de Florianópolis, promoveu o resgate do carnaval de rua no Centro e nos bairros da cidade e reuniu cerca de 650 mil pessoas. A programação oficial ofereceu 74 opções de diversão no Continente, assim como no Centro, Norte, Sul e Leste da Ilha, com público recorde na maioria dos eventos.

Entre 27 de janeiro e 12 de fevereiro, foliões de todas as idades puderam se divertir com a agenda oficial, que começou com seis marchódromos relembrando os antigos carnavais da cidade. Outros destaques que movimentaram a agenda carnavalesca e atraíram grande público foram o Berbigão do Boca, o Concurso da Rainha do Carnaval, o Enterro da Tristeza, o desfile dos Blocos e o Circuito Skol Folia na região da Praça XV de Novembro, os Bailes Públicos, além do tradicional Pop Gay, entre outras atividades na região central que reuniram quase 500 mil pessoas durante os dias de folia.

Nas Comunidades, outros 150 mil foliões participaram dos festejos de pré-carnaval e da programação da Folia de Momo. A largada para a animação incluiu a “Festa do Zé Pereira – Joga n’água”, que recebeu 60 mil foliões no Ribeirão da Ilha. Também os eventos em Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui, Rio Vermelho, Santinho, Campeche, Armação, Ribeirão da Ilha e Pântano do Sul atraíram multidões. Na região continental, ocorreu desfile de blocos no Jardim Atlântico, Abrãao e Monte Cristo, além da animação na Avenida Beira-Mar Continental.

Para garantir a folia carnavalesca nas diversas comunidades, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, liberou ajuda financeira a 31 entidades, somando até o momento R$ 434,9 mil em recursos próprios. Outras 45 associações e entidades carnavalescas receberam apoio logístico em infraestrutura. Atendendo aos diversos eventos da programação, a Setur locou banheiros químicos na Grande Florianópolis, distribuindo 540 “pipi-móveis” pela área central e comunidades.

Limpeza

A produção de resíduos no Carnaval aumentou quase 50% na região central. Com o trabalho de mais de 100 pessoas por dia, a Comcap deu manutenção às festas públicas de Carnaval no Centro, bairros do Continente e Leste, além dos balneários do Sul e Norte da Ilha de Santa Catarina. No Centro, a produção de resíduos somou 60 toneladas, praticamente 50% a mais do que as 39 toneladas recolhidas no Carnaval 2012.

No Centro, trabalharam de 30 a 40 pessoas a cada dia. Além da limpeza das ruas durante e depois dos desfiles de blocos e bailes públicos, quando foram recolhidos 3 mil sacos de lixo, a Comcap fez a lavação das ruas no que consumiu 43 mil litros de água, 150 litros de desinfetante, 42 litros de água sanitária, 25 litros de essência de eucalipto e 20 quilos de sabão em pó.

A produção da limpeza pública no Continente foi de 500 sacos de lixo, em torno de 20 pessoas por dia cuidaram da limpeza dos bailes públicos. Durante o Carnaval, 230 garis e 60 motoristas da Comcap mantiveram a normalidade da coleta domiciliar. Foram coletadas 1,8 mil toneladas de resíduos sólidos em Florianópolis.

Nas comunidades, foram recolhidos pelas equipes da Comcap 2,1 mil sacos de lixo durante o Carnaval do Sul da Ilha, 25% a mais do que no ano passado, quando foram coletados 1,6 mil sacos. Em Santo Antônio e Sambaqui, no Norte da Ilha foram recolhidos 300 sacos de lixo, enquanto que em outros bairros da região o trabalho equipes de limpeza pública se concentrou na limpeza da orla. Durante os cinco dias de Carnaval, foram recolhidos 2,5 mil sacos de lixo em Jurerê Internacional, Ponta das Canas, Vargem Pequena e no marchódromo de Canasvieiras.

Saúde

Nos dois postos de atendimento médico montados pela Prefeitura de Florianópolis para o Carnaval 2013, um na sede do Instituto de Previdência e outro no Arquivo Histórico, foram registrados um total de 653 atendimentos, sendo 45 relacionados a objetos cortantes como cacos de vidros, que precisaram de suturas. As demais ocorrências médicas estão relacionadas à ingestão de álcool.

Cada posto contou com dois médicos, um enfermeiro, cinco técnicos de enfermagem. Também foram destacadas duas ambulâncias, sendo uma unidade básica (com socorrista e técnico de enfermagem) e outra avançada (com UTI, médico, enfermeiro e socorrista).

Público por evento

Berbigão do Boca – 35 mil pessoas
Concurso Rainha do Carnaval de Florianópolis – 40 mil pessoas
Enterro da Tristeza – 25 mil pessoas
Bailes públicos no Centro e Continente – 25 mil pessoas
Desfile de blocos na Praça XV de Novembro / Cicuito Skol Folia – 243 mil pessoas
Pop Gay – 60 mil pessoas
Santo Antônio de Lisboa – 35 mil pessoas
Pântano do Sul – 25 mil pessoas
Armação – 15 mil pessoas
Campeche – 15 mil pessoas
Sambaqui – 5 mil pessoas
Canasvieiras – 5 mil pessoas
Santinho – 8 mil pessoas
Ponta das Canas – 6 mil pessoas
Rio Vermelho – 5 mil pessoas
Feijoada do Cacau – 5 mil pessoas
Municipal da Raça – 3 mil pessoas
Peixada do Gui – 7 mil pessoas
Fields – 5 mil pessoas

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img