25.3 C
fpolis
segunda-feira, janeiro 24, 2022
cinesytem

Chef francês é atração no Floripa Tem

Chef francês é atração no Floripa Tem

spot_img

Para o workshop de gastronomia especial, o evento terá o renomado Emannuel Bassoleil, residente no Brasil há 21 anos e eleito por duas vezes Chef do Ano, abrindo sua cozinha na próxima quarta-feira (21)

No próximo dia 21, a Lagoa da Conceição ganha um toque francês com o Workshop de Gastronomia Internacional do Floripa Tem 2009. O evento traz para a Ilha o renomado chef Emmanuel Bassoleil para dar dicas da culinária francesa e ensinar o preparo de três saborosas receitas. Natural da Borgonha, Bassoleil encanta paladares desde 1985, quando deu sua primeira volta ao mundo no comando de cozinhas de navios. Esta é a terceira vez consecutiva que a produção do Floripa Tem traz um chef de renome internacional para abrir sua cozinha para o público de Florianópolis.

Para o Floripa Tem, Bassoleil irá apresentar o Ceviche de Robalo com Leite de Coco, como entrada, e o Beef Bourgnone de prato principal. Para adocicar os participantes, o chef ensina a Sopa de Frutas Vermelhas ao Vinho Beaujolais para a sobremesa. Como sugestão, Bassoleil enumera os vinhos Vosne-Romanée, Volnay, Pommard, Beaune-Bressandes ou Savigny Les Beaunes. Responsável pelo aclamado livro Uma Cozinha sem Chef, Bassoleil lançou também em 2007 o Sabores da Borgonha. Há 21 anos, o chef reside no Brasil, sendo o primeiro no País a receber a Ordem da Academia de Culinária da França.

O Workshop acontece no Restaurante Um Lugar, na Lagoa da Conceição. Os ingressos são limitados e custam R$160,00 cada. O Floripa Tem é um evento produzido pelo Grupo RBS em parceria com a Prefeitura de Florianópolis. A edição de 2009 conta com o patrocínio das empresas Natura, cerveja Sol e Sollys, da Nestlé.

O chef

Emmanuel Bassoleil é um francês apaixonado pelo Brasil. Em 1987, quando ainda trabalhava em cruzeiros marítimos, conheceu a brasileira Virgínia e os encantos do País. Desde então, o chef vive em São Paulo, onde primeiramente comandou a cozinha do Roanne e, em 1991, tornou-se sócio do restaurante. Em 1993 foi premiado com o título de Chef do Ano pelo Guia Quatro Rodas e foi responsável pela conquista da terceira estrela do Roanne, Ainda neste ano, foi aceito na Euro-Toque, uma confraria que destaca os melhores profissionais europeus e aqueles que trabalham em outros países e que, até então, só havia sido recebido por profissionais dos Estados Unidos e Japão.

Em 1995, fundou a Associação Brasileira de Alta Gastronomia (Abaga), na qual permaneceu por sete anos como vice-presidente. Além de colecionar estes e outros prêmios, atualmente Bassoleil é chef executivo do Restaurante Skyie, no Hotel Unique, considerado um dos 9 melhores restaurantes de hotéis do mundo pela Revista Hotel´s Magazine.

Gastronomia Local

No mesmo dia, o Floripa Tem apresenta o terceiro Workshop de Gastronomia Local no Ribeirão da Ilha da edição de 2009. O chef Vitor Gomes, eleito como Chef do Ano de 2008 pela Revista Veja, que, além de ensinar receitas com ingredientes típicos da região, fará uma apresentação com o tema “Peixes da costa catarinense e algumas de suas preparações clássicas”. O workshop de Gastronomia Local acontece no Restaurante Ostradamus, às 11h30, e tem vagas abertas e gratuitas para os participantes do Floripa Tem 2009. As inscrições podem ser feitas diretamente na embaixada do evento na Beira-Mar Norte.

Serviço:

O quê: Workshop de Gastronomia Internacional com chef Emmanuel Bassoleil

Quando: 21/01, às 20h

Onde: Restaurante Um Lugar, na Rua Manoel Severino Oliveira, 371, Lagoa da Conceição

Quanto: R$160,00

Mais informações: (48) 3232-2451.

spot_img
spot_img