22.2 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Cia DaleCirco comemora 10 anos com estreia de espetáculo on-line

spot_img

Cia DaleCirco comemora 10 anos com estreia de espetáculo on-line

spot_imgspot_img

 

"Cadê", com atuação e direção de Ana Paula Grigoli, mostra a relação da palhaça Pituca da Rosa com seu livro querido, sem moralismos e certezas; peça indicada para público infanto juvenil

O espetáculo "Cadê", da Cia Dalecirco, estreia neste sábado, dia 22, no canal de You Tube da companhia, que este ano celebra dez anos de trajetória. Em seu primeiro espetáculo solo, Ana Paula Grigoli dá vida a Pituca da Rosa, personagem já querida pelo público de Florianópolis. Agora, o diálogo é com o público infanto juvenil numa narrativa autoral, permeada por muita imaginação e descobertas. A peça de teatro foi idealizada para ser apresentada presencialmente, mas por conta da Pandemia foi redesenhada para estrear on-line. Ficará acessível para ser assistida a qualquer momento de 22 a 28 de maio. É gratuito. 

A história narra a imaginação de Pituca da Rosa dentro de sua biblioteca e a sua relação com seu livro tão querido. Para sua surpresa, descobre que é mágico.

"A peça traz o livro como objeto de importância e entra no assunto educação sem moralismos e certezas, simplesmente mostrando o amor de Pituca da Rosa pela leitura", afirma Ana Paula Grigoli, que também produziu e dirigiu o trabalho.

Para contar essa história, Pituca da Rosa manipula mágicas, malabarismo, equilibrismo e mostra sua força como palhaça: é alegre, sapeca e gosta muito de se comunicar.

Inspiração vinda da relação com os livros

A ideia da peça surgiu para a atriz Ana Paula Grigoli, uma amante da literatura, após a leitura de um livro de Isabel Allende.

 "A partir daí, fiquei com vontade de desenvolver sobre isso com o olhar da palhaça Pituca da Rosa. A ideia da estante divertida e diferente veio junto como complemento", relata.

Ana contou com orientação palhacística do palhaço e ator Ésio Magalhães, do Barracão Teatro/Campinas (SP), e orientação de manipulação de mágicas  do mágico Júnior Pezzato, de São José (SC). Todo o trabalho foi realizado virtualmente. O único profissional que esteve presencialmente no processo com Ana  foi o artista circense Carlos Velazquez,  companheiro da atriz e diretora, que construiu o cenário e os objetos cênicos.

O espetáculo foi contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle 2019, Artes Populares, Fundação Catarinense de Cultura, com o projeto "LivraRIA Espetáculo Solo da Palhaça Pituca da Rosa".

Teatro em tempos pandêmicos

 

Conceber, produzir, ensaiar e estrear uma peça de teatro já é algo complexo. Em tempos de Pandemia, quando o universo virtual se tornou a única possibilidade para trabalho e expressão de artistas com segurança, gravar, editar, finalizar e transmitir se tornou condição básica para seguir em frente. 

 

E esses processos comuns ao trabalho de quem atua no audiovisual passou a fazer parte da rotina de Ana nesta Pandemia. 

 

"Os ensaios com o orientador de palhaçaria foram desafiadores, pois foram encontros semanais no qual eu me preparava ensaiando e gravando as cenas para ele. "Foram 30 vídeos gravados e enviados. Isso foi muito trabalhoso, pois, enquanto filmava, às vezes vinha barulho da rua ou o sol baixava e eu tinha que parar e arrumar o espaço com mais luz, sem falar dos erros que acontecem. Tive que repetir muitas vezes", conta ela, que montou todo o cenário dentro da sua própria casa.  

Durante o trabalho para ensaiar e gravar surgiram muitas dúvidas, porém na mesma proporção, aprendizados e inovação. Agora a descoberta será sobre como o público vai receber o espetáculo e como a reação de quem está do outro lado da tela chegará para a artista. 

"O retorno e troca presencial tem um força e verdade já compreendidos, enquanto ainda estamos descobrindo isso na via virtual. Isso, às vezes, traz um distanciamento que a própria situação impõe. É desafiador entender isso e romper essa barreira, na medida do possível", revela Ana.

 

 

 

Serviço Espetáculo

O quê : Espetáculo "Cadê", da Cia Dalecirco, com a palhaça Pituca da Rosa

Quando: 22 a 28 de maio

Onde: Canal do Youtube/Dalecirco

Instagram: @dalecirco

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img