O ciclista paranaense Willian Chiarelo, do Clube Dataro de Ciclismo, venceu neste domingo, 15, a Prova Ciclística Subida do Morro da Cruz-Troféu Roberto Alves, competição que marca os festejos de aniversário de Florianópolis. As informações são da Secretaria de Comunicação do Executivo Municipal.
O representante de Florianópolis, Matias Médici, do Avaí, chegou em terceiro lugar, depois do paulista Carlos Alexandre Manarelli (Funvic Soul Cycling Team). O Clube Dataro ainda ocupou o quinto patamar do pódio, com Cleberson Almeida Weber. O uruguaio Ignácio Raúl Maldonado Sanchez, do Club Cyclista Soccial y Desportivo Amanhecer, completou o rol de vencedores, com o quarto lugar.
A competição, válida para o ranking nacional e para o Campeonato Estadual de Ciclismo, contou com a participação de 207 atletas. É composta de um percurso plano de 88 quilômetros na avenida Beira-mar Norte, em 31 voltas no circuito de 2,8 quilômetros formado entre os cruzamentos da rua Arno Hoechel e da avenida Mauro Ramos, e três quilômetros finais da subida do Morro da Cruz, onde acontece a chegada e a premiação.
A prova começou em 1976, sendo uma das competições mais importantes de Santa Catarina e do Brasil nas décadas de 70 e 80. Naquela época, diversas seleções estrangeiras (Chile, Uruguai, Argentina, Venezuela), além das principais equipes nacionais, participavam do evento.
Com o passar dos anos, a competição acabou perdendo sua importância e ficou esquecida, sendo realizada pela última vez em 1996, quando o vencedor foi o atleta Olímpico Daniel Rogelin. Em 2011, após passados 14 anos sem a competição – exceto em 2006, quando foi realizada pelo SENAC – a Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis incluiu a prova no calendário da cidade, homenageando um dos responsáveis pela antiga prova, o jornalista Roberto Alves.
A Prova Ciclística Subida do Morro da Cruz-Troféu Roberto Alves foi realizada pela Fundação Municipal de Esportes, com supervisão da Associação Pedal da Grande Florianópolis, Federação Catarinense de Ciclismo e Confederação Brasileira de Ciclismo. A Prova contou com o apoio do Grupo RBS, Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Avaí FC.
Classificados
1º Lugar: Willian Chiarelo (Clube Dataro de Ciclismo-Gigantec Bottecchia –
Paraná)
2º lugar: Carlos Alexandre Manarelli (Funvic Soul Cycling Team – São Paulo)
3º lugar: Matias Médici (Avaí F. C. – Florianópolis/SC)
4º lugar: Ignácio Raúl Maldolnado Sanchez (Club Cyclista Soccial Y Deportivo
Amanhecer – Uruguai)
5º: lugar: Cleberson Almeida Weber (Clube Dataro de Ciclismo/Gigantec
Bottecchia – Paraná)
Premiação
Troféus, medalhas e valores para todas as categorias.
Elite
1º lugar: 1.600,00
2º lugar: 1.200,00
3º lugar 800,00
Júnior
1º lugar: 200,00
2º lugar: 150,00
3º lugar: 100,00
Sub-30
1º lugar: 200,00
2º lugar: 150,00
3º lugar: 100,00
Master A
1º lugar: 200,00
2º lugar: 150,00
3º lugar: 100,00