19.2 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Ciclo de Festas do Divino começa neste sábado na Capital

spot_img

Ciclo de Festas do Divino começa neste sábado na Capital

spot_imgspot_img

As celebrações em devoção ao Espírito Santo já movimentam alguns bairros de Florianópolis que preservam a tradição de mais dois séculos, introduzida na cidade pelos imigrantes açorianos.  A largada para os festejos acontece neste sábado, 7, às 9h30, em frente à Casa da Memória, no Centro, quando comitivas de todas as comunidades festeiras do município se reúnem para um desfile de cortejos imperiais pelas ruas do Centro Histórico. 

A atividade, que acontece pelo sexto ano consecutivo, marca a abertura do Ciclo de Festas do Divino na Capital.

Realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Franklin Cascaes, a programação abrange o encontro das bandeiras do Divino Espírito Santo em celebração na Catedral Metropolitana. Além de comitivas das 14 comunidades de Florianópolis que realizam a festa em 2016, o evento contará com a participação de representações das cidades de Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e Governador Celso Ramos.

A partir das 9h, os festeiros e devotos vão se concentrar na Rua Padre Miguelinho, em frente à Casa da Memória, para realização da cerimônia de abertura do calendário festivo, que inclui o hasteamento da bandeira do Divino e a bênção dos pãezinhos que serão distribuídos ao público durante o desfile pelas ruas centrais. O cortejo vai seguir pelas ruas Arcipreste Paiva, Felipe Schmidt (calçadão), Sete de Setembro, Conselheiro Mafra, Mercado Público, Praça XV de Novembro e Rua dos Ilhéus, retornando ao Largo da Catedral.

Patrimônio cultural catarinense

Além de Florianópolis, dezenas de municípios do litoral catarinense preservam a tradição de devoção ao Divino Espírito Santo, preservando a herança cultural deixada pelos açorianos que chegaram ao estado no século 18. Por conta disso, a tradição das Festas do Divino é registrada como patrimônio histórico, artístico e cultural de Santa Catarina pela Lei Estadual nº 15.731/2012.

Em atenção 2009, a capital catarinense passou a contar com a Lei Municipal nº 8010, que instituiu o Dia de Abertura das Festividades do Divino Espírito Santo na Capital. Em atenção à norma e às práticas culturais de grande parte da população, a Fundação Franklin Cascaes passou a divulgar o calendário festivo de forma coletiva a partir de 2010. A iniciativa tem como objetivo valorizar e fortalecer essa manifestação cultural, que ocorre no período de maio a setembro.

Em 2016, as primeiras Festas do Divino ocorrem nas comunidades do Centro, Lagoa da Conceição, Trindade e Ribeirão da Ilha, no mês de maio. Na sequência ocorrem as festividades nos bairros Prainha, Rio Tavares e Monte Verde (junho); Pântano do Sul e Campeche (julho); Barra da Lagoa (agosto); e Santo Antônio de Lisboa, Rio Vermelho e Canasvieiras (setembro). A programação completa do Ciclo do Divino-2016 está disponível no site da Secretaria Municipal de Cultura (www.pmf.sc.gov.br/entidades/cultura).

O Quê: Abertura do Ciclo do Divino Espírito Santo 2016

Quando: sábado (7 de maio) / das 9h às 12h

Onde: Rua Padre Miguelinho – Centro

(em frente à Casa da Memória)

Quanto: gratuito

Desfile:

Concentração na Rua Padre Miguelinho – 9h

Saída do cortejo – 10h

Roteiro: Arcipreste Paiva, Felipe Schmidt (calçadão), Sete de Setembro, Conselheiro Mafra, Mercado Público, Praça XV de Novembro e Rua dos Ilhéus, retornando ao Largo da Catedral.

FESTAS DO DIVINO / FLORIANÓPOLIS

Centro – 12 a 15 de maio

Lagoa da Conceição – 12 a 15 de maio

Trindade – 13 a 22 de maio

Ribeirão da Ilha – 14 e 15 de maio

Prainha – 4 e 5 de junho

Monte Verde – 10 a 12 de junho

Rio Tavares – 5 a 7 de junho

Estreito – 17 a 19 de junho

Pântano do Sul – 2 e 3 de julho

Campeche – 16 e 17 de julho

Barra da Lagoa – 26 a 28 de agosto

Santo Antônio de Lisboa – 9 a 11 de setembro

Rio Vermelho – 9 a 11 de setembro

Canasvieiras – 23 a 25 de setembro

FESTAS DO DIVINO / OUTROS MUNICÍPIOS

Santo Amaro da Imperatriz – 13 a 16 de maio

Palhoça – 21 e 23 de maio

Governador Celso Ramos – 15 a 18 de Julho

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img